Luta contra covid

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 31 de março de 2021

Imunizados destacam a importância do SUS e afirmam que os cuidados de prevenção devem continuam mesmo após as vacinas

Ouça o áudio:

Duas famílias caiçaras do território Rio Verde, em Iguape (SP), no Vale do Ribeira, tiveram suas moradias demolidas em 2019 pela Fundação Fflorestal de São Paulo. Desde então, elas lutam na Justiça pelo direito de reconstruírem suas casas e manterem o modo tradicional de existência. - Mauro Pimentel/ AFP

A Pandemia da covid-19, doença causada pelo coronavírus, segue sem controle no Brasil e já matou mais de 300 mil pessoas e caminha para atingir 13 milhões de infectados.

A vacinação contra a covid no país ainda é bem lenta por falta de doses suficientes para toda população e de planejamento do governo Federal.

Para quem já tomou as duas doses necessárias para se proteger contra a forma mais grave da doença, o momento simboliza uma esperança de dias melhores.

Olga Votick, de 78 anos, lembra das dificuldades vividas ao longo desse um ano de pandemia. A aposentada se diz aliviada ao tomar o imunizante e torce para que a vacina chegue para todos os brasileiros.

"É um alívio saber que vou ficar imunizada. Estou ansiosa agora para tomar a segunda dose. Fiquei doente porque a gente não anda, não faz mais nada na vida. Não aguenta fazer. É muito ruim ficar dentro de casa. Tomara que tenha vacina para todo mundo porque assim ficamos mais independente para fazer as coisas, trabalhar e ir para as ruas. Não imaginava que passaria por isso. Estou estou toda feliz da vida", afirma.

Professora aposentada na rede pública, Maria Regina Arruda, de 77 anos, que tomou a segunda dose da vacina nesta quarta-feira, em São Bernardo, destaca a importância do SUS na campanha de vacinação.

A professora afirma que a situação no Brasil poderia ser menos trágica se o comportamento do presidente da República fosse outro.

"A minha sensação é a melhor possível, só será melhor se conseguirmos tirar esse genocida do Palácio do Planalto. É respirar um pouco mais aliviada e torcer para que a situação no país também melhore", salienta.  

*Com informações de Cosmo Silva

Confira todos os destaques do dia no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Daniel Lamir