Mudanças climáticas

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 13 de abril de 2021

Cerca de 200 organizações brasileiras alertam Joe Biden sobre riscos de negociações sobre meio ambiente com Bolsonaro

Ouça o áudio:

Focos de incêndio na Amazônia cresceram 30% em 2019, primeiro ano de governo Bolsonaro, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) - CARL DE SOUZA / AFP

Conversas confidenciais mantidas há mais de um mês entre o governo estadunidense de Joe Biden e a administração de Jair Bolsonaro sobre os biomas brasileiros, em particular a Amazônia, levou um grupo de 199 organizações a publicar uma carta ao governo americano.

As entidades alertam para o risco que um acordo de cooperação entre os países trará para o meio ambiente, os direitos humanos e a democracia.

Durante sua campanha eleitoral, Joe Biden prometeu lidar com a pandemia e com as mudanças climáticas dentro e fora do país. O presidente americano afirmou que ajudaria a combater o desmatamento na Amazônia e que aplicaria sanções ao Brasil, caso o país não parasse de desmatar.

Biko Rodrigues, articulador nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), entidade que também assina a carta, avalia que os retrocessos gerados pelo governo Bolsonaro são inúmeros e não se pode aceitar mais degradação do meio ambiente. Segundo Rodrigues, as comunidades mais afastadas como as indígenas e quilombolas são as que sofrem mais com a política de retrocessos do atual governo.

As entidades estão preocupadas com as negociações pois, na próxima semana, entre os dias 22 e 23 de abril, um acordo entre os dois países deverá ser anunciado na cúpula sobre o clima, convocada pelo próprio presidente dos Estados Unidos.

Para Márcio Astrini, do Observatório do Clima, o principal pedido da carta assinada pelas 199 organizações é não negociar sobre o meio ambiente sem a participação de atores da sociedade brasileira. 

*Com informações de Larissa Bohrer. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos