Bem Viver

Programa Bem Viver destaca divulgação da lista suja do trabalho escravo

Em setembro de 2020, após 3 anos de suspensão, o STF determinou que a publicação deveria voltar

Ouça o áudio:

Polícias Civil e Militar resgatam pessoas em situação de trabalho escravo em Rurópolis, no Pará (2014) - Fotos públicas
A lista suja do trabalho escravo foi criada pelo extinto Ministério do Trabalho

Na edição desta quarta-feira (14), o Programa Bem Viver traz uma reportagem sobre a atualização da lista do trabalho escravo, com a inclusão de 15 novos nomes de empregadores responsáveis por submeter mais de 200 pessoas a situações análogas à escravidão.

O instrumento foi criado pelo extinto Ministério do Trabalho e é uma importante ferramenta no combate a esse tipo de ação, pois chama a atenção de toda a sociedade para o problema, além de expor empresas e empregadores que utilizam essa prática ainda nos dias de hoje. 

:: JBS ignorou relatos de intoxicação que terminou com 25 funcionários no hospital em SC ::

Agroecologia

A repórter do Brasil de Fato, Catarina Barbosa conversou com Flávia Londre, engenheira agrônoma e integrante da Secretaria Executiva da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) sobre a segunda parte da campanha promovida pela entidade, que na eleição de 2020 fazia um alerta aos candidatos sobre a importância de incluir a agroecologia nas propostas de campanha. 

Agora, a ANA vai começar a cobrar os candidatos que foram eleitos a cumprir os compromissos assumidos em 2020. Outra ação importante é defender a agroecologia mesmo nos municípios que não elegeram políticos que defendem essa pauta. 

:: Mulheres camponesas superam desafios e seguem em formação política mesmo na pandemia ::

Ilegalidade 

Na edição de hoje, você também confere uma reportagem sobre o garimpo. A prática impacta negativamente toda a população local onde está presente, sobretudo na região Norte do Brasil. A repórter em Roraima, Martha Raquel produziu um material que traz a opinião de diferentes especialistas sobre o tema.  

:: Vítima do garimpo: mercúrio mata ambientalista que trabalhava na Amazônia ::

Paixão Nacional 

Para marcar do Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, o Alimento é Saúde de hoje faz uma homenagem à bebida que é um verdadeiro xodó dos brasileiros. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

Edição: Michele Carvalho