Boiada

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 11 de maio de 2021

Autolicenciamento ambiental "é a pior ideia em anos circulando no Congresso", diz Suely Araújo, do Observatório do Clima

Ouça o áudio:

Segundo a proposta cada estado ficaria responsável por implementar o que será ou não isento de licenças - Presidência da República

Está na pauta da Câmara dos Deputados proposta que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental. Entre as mudanças previstas, está a prática do “autolicenciamento”, permitindo aos próprios donos de terras que se deem o título, sem que algum órgão ambiental analise a atividade realizada no local.

O Observatório do Clima e outras sete organizações ambientais do Brasil publicaram nota alertando para os impactos nocivos que a Nova Lei provocará em todo o território nacional. 

Mesmo que o texto sobre um novo marco legal para o licenciamento ambiental jamais tenha sido debatido publicamente, o pPresidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pretende levar o projeto para votação do Plenário ainda nesta semana. 

O projeto de lei, que tem como relator o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Neri Geller (PP-MT), visa acabar com a obrigação de licenciamento em 13 tipos de atividades.

Cada estado poderia criar as próprias regras. Ou seja, cada estado ficará responsável por implementar o que será ou não isento de licenças.

Suely Araújo, especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima, analisa o projeto de lei como algo imediatista para afastar as regras ambientais. Segundo ela, que já foi presidente do Ibama, "o texto é o pior em anos circulando pelo Congresso".

*Com informações de Larissa Bohrer. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos