VACINA

Atraso na segunda dose pode resultar em perda do efeito da vacina?

Não temos como saber agora. Os estudos da coronavac foram feitos para intervalos de 14 e 28 dias.

Ouça o áudio:

Os estudos da coronavac foram feitos para intervalos de 14 e 28 dias - Créditos: Gov AL
Intervalos maiores que 28 dias não foram testados para coronavac

No dia marcado para tomar a segunda dose da coronavac a vacina estava em falta. Consegui tomar só com duas semanas de atraso, 42 dias após a primeira dose. Esse atraso pode fazer perder o efeito da vacina?

Pergunta de Neide Maria, 66 anos, auxiliar de serviços gerais aposentada

Não temos como saber agora. Os estudos da coronavac foram feitos para intervalos de 14 e 28 dias. O que ficou comprovado pelos estudos até o momento, foi que o intervalo maior (de 28 dias) mostrou mais eficácia da vacina (62,3%, contra 50,4% com intervalo de 14 dias).

A coronavac funciona da seguinte forma: quando você toma a primeira dose, seu corpo produz anticorpos que ficam inicialmente em maior quantidade e depois começam a cair. Ao tomar a segunda dose, cria-se uma memória de anticorpos que dura, provavelmente, alguns anos.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Intervalos maiores que 28 dias não foram testados, então não temos como saber agora o efeito que esse atraso vai gerar. Mas, de qualquer forma, estar vacinado é bem melhor que nada. Daqui um tempo esses intervalos maiores poderão ser estudados e teremos mais clareza de como ficou a imunidade nesses casos em que houve atrasos.

Continua sendo fundamental, para todas as pessoas, vacinadas ou não, manter as medidas de segurança, evitar aglomerações, higienização das mãos e, principalmente, uso de máscaras sempre!

E para uma vacinação coletiva mais segura, é importante que os governos garantam que as vacinas cheguem no prazo, para que sejam feitas nos intervalos que foram testados. E garantam que tenhamos em grande quantidade, para imunizar grande parte da população a tempo de impactar antes de uma terceira onda da covid-19, que já se inicia. 

: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731. Um abraço e até a próxima.

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621

 

Edição: Elis Almeida