CANSAÇO

Minha libido sumiu depois da gravidez. O que eu faço?

Questões hormonais são só a cereja do bolo numa situação de sobrecarga de trabalho

Ouça o áudio:

Sobrecarga de trabalho também pode causar um distanciamento entre o casal - Way Home Studio / Freepik
É bastante comum a queixa da redução do desejo sexual da mulher após a chegada dos filhos

“Minha libido sumiu depois que eu tive meu filho. Hoje ele tem 3 anos e ainda amamenta um pouco. Quando chego do trabalho, ainda tenho tantas coisas a fazer que à noite só penso em dormir. Meu marido reclama, mas não tenho vontade nenhuma de transar. O que eu faço?”

Pergunta de Tainara, 34 anos, podóloga.

É bastante comum essa queixa da redução do desejo sexual das mulheres após a chegada dos filhos. Podemos dizer que há um combo de questões que se somam para ajudar o desejo sexual a ficar escondido nessa situação.

A prolactina, hormônio responsável pela produção do leite, pode reduzir a libido (desejo sexual). Então você pode ter benefício com a retirada da amamentação, que é indicada até os 2 anos.

Alguns anticoncepcionais hormonais também podem interferir no desejo sexual, é importante verificar isso com o médico. Entretanto, as questões hormonais são só a cereja do bolo numa situação de sobrecarga de trabalho, que muitas vezes pode levar também a um distanciamento entre o casal, caso esse parceiro não divida com a mulher as tarefas de casa e de cuidado do filho.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em relacionamentos de longo prazo, o desejo dificilmente será espontâneo. Ele precisa ser alimentado para se manter presente e vivo. Recuperar a intimidade trocando toques, carícias, cuidados e pensar em sexo de vez em quando é um caminho.

Acionar uma rede de apoio entre familiares e amigos para cuidar da criança para que o casal possa ter algum momento de intimidade sozinhos também pode ajudar.

Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731. Um abraço e até a próxima.

 

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621.

Edição: Rafaella Dotta