Ouça e Assista

CPI investiga dinheiro que favoreceu amigos de Bolsonaro, no Tempero da Notícia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990; em sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Divulgação BdF
Renato Spalicci, presidente da Apsen e apoiador de Bolsonaro, lucrou com a produção de cloroquina

O caminho financeiro que levou Bolsonaro a apostar no tratamento precoce, inexistente, contra a covid-19, começa a ser desvendado pela CPI da Covid, no Senado Federal. O tema é um dos destaques do Programa Tempero da Notícia desta semana, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Renato Spalicci, presidente do laboratório Apsen e apoiador de Bolsonaro, lucrou com a produção de hidroxicloroquina, medicamento indicado para o tratamento de casos de malária e que estudos revelam ser ineficaz no combate ao coronavírus. O empresário conseguiu empréstimo de R$ 153 milhões do BNDES, cujo o presidente é Gustavo Montezano, amigo pessoal dos filhos do presidente.

:: O que esperar da CPI da covid-19 ::

A quebra do sigilo telefônico de Eduardo Pazuello, Ernesto Araújo, Mayra Pinheiro e Filipe Martins, tenta desvendar o que de fato acontecia no gabinete paralelo, que tomou decisões sobre a condução da pandemia no Brasil. Em paralelo, a CPI também aprovou a condução coercitiva de Carlos Wizard, empresário bilionário, também acusado de integrar o gabinete. 

Nesta edição, Rodrigo Vianna também destaca a vitória de Pedro Castillo à presidência do Peru. O professor e sindicalista derrotou Keiko Fujimori, filha do ditador Alberto Fujimori. O pleito está sob contestação da candidata derrotada, apesar de diversos órgãos internacionais atestarem a lisura das eleições.

E pegando carona na retomada progressista do Peru, uma dica literária no quadro Sobremesa: Carlos Mariátegui. O peruano escreveu sobre marxismo a partir da perspectiva indígena e, até hoje, é um dos maiores pensadores do nosso continente.

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube e na TVT.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes