Inclusão Digital

Os desafios do 5G no Brasil são tema no Programa Central do Brasil

Márcio Patusco, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, é o convidado do Entrevista Central

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Agência Brasil
Apesar do leilão, o 5G não chegará tão cedo para a maioria dos brasileiros

O leilão da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, se encerrou no último dia 5 de novembro,  com o arremate de empresas que ficarão responsável por distribuírem o sinal do 5g para todas as regiões do Brasil até julho de 2022. 

A maior licitação do setor já realizada no país, promete gerar tecnologia de internet móvel com maior alcance, velocidade e democratização no acesso a internet para milhões de brasileiros. Contudo, entidades ligadas a Coalizão de Direitos na Rede contestam as regras do edital e denunciam que os critérios previstos privilegiam empresas de comunicação e não garantem a universalização do acesso.

::Cidades inteligentes e conexão ultrarrápida: o que é internet 5G e como ela vai mudar sua vida::

O quadro Entrevista Central conversa com o Integrante do Clube de Engenharia do Brasil e da Federação Nacional pela Democratização da Comunicação, Márcio Petusco, sobre as limitações dessa nova tecnologia no Brasil.

"A implementação do 5G não reduzirá a desigualdade é preciso pensar que em muitos municípios brasileiros não há a mínima estrutura para a tecnologia", afirmou Petusco em entrevista.

Mais de 200 pessoas LGBTQI+ foram mortas de forma violenta só neste ano de 2021, é o que aponta o Observatório de Mortes Violentas LGBTI+ no Brasil. A média mensal é de quase 26 óbitos. O Nacional conversou com Toni Reis, da Aliança Nacional LGBTI+ e com Anderson Cavichioli, da Rede de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ sobre as principais causas destes dados e a importância de fortalecer as políticas públicas.

No quadro Parada Cultural  o documentário “Sars Cov 2 / o tempo da pandemia” retrata o enfrentamento irresponsável da pandemia contra  covid 19 no Brasil. O longa com direção de Eduardo Escorel e Lauro Escorel, mostra o depoimento de médicos e especialistas em saúde pública e que se colocaram à frente na missão de combate ao coronavírus integrando a iniciativa “todos pela saúde”. 

::Artigo| Brasil é destaque em subnotificação de mortes e perpetuação de estigmas LGBT::

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Vinícius Segalla