Ouça e assista

Programa Central do Brasil aborda o papel dos movimentos populares no cenário eleitoral de 2022

Para Raimundo Bonfim, da CMP, combater a fome no Brasil deve ser um dos programas prioritários no debate eleitoral

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Roberto Parizotti
É mais que uma disputa eleitoral. É uma das batalhas mais importantes da história do nosso país

De acordo com a pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto de Pesquisa e Pós Graduação ( Ipespe), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupa a liderança de intenções de voto para a Presidência da República. Enquanto Lula aparece com 44% de preferência do eleitorado na pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 24%.

Diante deste cenário eleitoral, o Entrevista Central recebe Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP), para analisar o papel dos movimentos populares neste ano de disputa política.

"A eleição deste ano não é simplesmente trocar de representante. Estamos falando do desafio de tirar um projeto político de viés autoritário e fascista do poder. É muito importante elegermos uma bancada forte de deputados, deputadas, senadores e senadoras. Precisamos sair dessas eleições com o fortalecimento dos trabalhadores e dos movimentos populares para pressionar o governo que elegeremos".

O dirigente também comenta as últimas pesquisas eleitorais e expõe a importância dos movimentos participarem do debate político durante todo o processo das eleições.

"Precisamos dar sustentação ao governo de Lula para que ele não fique refém da burguesia, do capital e do centrão. Nós também vamos pressionar esse governo para que ele tenha mais força, apoio e pressão dos movimentos sociais para, de fato, avançar nas pautas prioritárias do nosso país. Nós precisamos aproveitar a oportunidade do debate eleitoral para convencer o povo brasileiro da necessidade de mudança do modelo econômico e de prioridades do governo.

E tem mais!

De acordo com um censo conduzido pela prefeitura de São Paulo, a população em situação de rua na capital paulista cresceu 31% nos últimos dois anos, de 24.344 em 2019 para 31.884. O quadro Nacional conversa com movimentos que atuam com essa população e analisa as possíveis causas para esse crescimento.

Embarque Imediato recebe Tiago Verdara, diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Santa Catarina (Sinergia) e Zeloir Guimarães, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica de Lages (Stieel) ,para falar sobre a greve nacional da categoria que defende a Eletrobras pública, além de reivindicarem direitos para os trabalhadores.

A Parada Cultural indica o espetáculo "Luiz Gama, Uma Voz pela Liberdade!".O Projeto audiovisual traz cenas dramatizadas da história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Douglas Matos