Ouça e assista

Educação é o tema central da Campanha da Fraternidade 2022 da CNBB

Para o padre Patrick Samuel, porta-voz da Campanha, é preciso pensar a educação para além da escolarização

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Divulgação
Educar é humanizar. É um ato de amor e esperança no ser humano

Nesta quarta-feira de Cinzas (2), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2022. Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a campanha marca o início da quaresma, momento de penitência e oração mais intensa para os católicos. A proposta desta edição é promover um diálogo sobre a educação e formação do ser humano.

Padre Patrick Samuel, secretário executivo de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, participa do Entrevista Central e fala sobre a importância deste tema para a conjuntura do Brasil.

"Precisamos pensar na educação de forma integral, e aqui não estamos falando de escolas de tempo integral, estamos falando de pensar todos os âmbitos que envolvem a vida do ser humano. É pensar a educação para além da escolarização. Educar é muito mais que apenas transmitir conhecimento", afirma.

Ele também explica sobre o papel da família na educação.

"O Papa Francisco faz uma referência a um provérbio africano que diz que é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Hoje, essa aldeia é global. A proposta da Campanha é pensar o papel de cada um dos atores no processo educativo, dentre eles, a família ocupa um lugar especial".

E tem mais!

O quadro Nacional aborda a síndrome de Burnout, uma doença crônica caracterizada por esgotamento mental, físico e emocional e que pode levar à morte. Os sintomas são consequências, muitas vezes, da exaustão no ambiente de trabalho.

Dão Real Pereira, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal, integrante da coordenação da Campanha Tributar os Super-Ricos, participa do Embarque Imediato e fala sobre a inserção de duas emendas sugeridas pela Campanha à PEC 110/2019, que trata da Reforma Tributária.

A Parada Cultural indica  o projeto "Pagode Por Elas". A plataforma oficial das mulheres do pagode baiano surgiu em 2019 com objetivo de fomentar um ambiente de protagonismo para as mulheres na cena musical.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Matheus Alves de Almeida