meio ambiente

Programa Bem Viver debate riscos da construção de hidrovia nos rios Tocantins e Araguaia

Obra altera curso dos rios para que eles sejam navegáveis o ano todo, aumentando risco de erosão e contaminação

Ouça o áudio:

Construção da hidrovia demandará uso de equipamentos de grande porte e explosivos - Rui Faquini/Banco de Imagens ANA
Ribeirinhos se mobilizam para impedir que obras avancem

A edição de hoje (07) do Programa Bem Viver analisa os impactos ambientais e sociais da construção de uma nova hidrovia nos rios Tocantins e Araguaia, no Pará e no Tocantins. Trata-se de um megaempreendimento que pode alterar drasticamente meio ambiente e a vida da população que ocupa as proximidades dos rios.

O projeto, já antigo, ganhou força no governo do presidente Jair Bolsonaro, como uma via para facilitar o transporte de minérios e outras commodities do interior do Brasil para a exportação. A obra, no entanto, vai alterar a natureza dos dois rios com o objetivo de tornar a navegação possível o ano inteiro.

Para isso, é necessário um processo complexo de alteração do curso e das características do rio, que demandam uso de equipamentos de grande porte e explosivos. Entre as consequências imediatas estão o aumento do risco de erosão e a contaminação da água e dos peixes.

A população da região está mobilizada para impedir que as obras da hidrovia avancem. Uma das lideranças desse movimento é Dom José Altevir da Silva, um dos bispos que representa a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), entrevistado da edição de hoje do programa.


O 8 de março deste ano, em Belo Horizonte, terá a participação de grupos culturais da cidade / Foto: Mídia Ninja

Dia de Luta das Mulheres

Movimentos populares organizam uma série de atos e manifestações para marcar o Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres, celebrado amanhã (8). A Marcha das Mulheres, já divulgou uma lista prévia dos locais com mobilizações confirmadas. Ao todo, 25 municípios de todas as regiões do país já tem ações programadas.

Neste ano, o movimento elegeu como lema “Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!” Outra bandeira importante é a de “despejo zero”.

No Paraná, parte das mobilizações ocorrem em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Lá, a jornada de lutas começou hoje e vai até o dia 14, com ações como partilha de alimentos, entrega de materiais de higiene e marmitas, doação de sangue e mutirões de plantio em lavouras comunitárias.

As mulheres do MST também estão mobilizadas no Distrito Federal: hoje ocorre um mutirão para doação de sangue no hemocentro de Brasília.

Já em Belo Horizonte, a principal mobilização será um ato nas ruas. Para amanhã está programada uma ação na Praça da Liberdade, que vai contar com a participação de grupos culturais da cidade, como a dupla Dois Lados e o grupo de samba Batuque Beauvoir.

Hilda Hilst

O Bem Viver presta uma homenagem a uma das maiores escritoras e pensadoras do Brasil: Hilda Hilst. Ela nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Jaú, em 1930. Ao longo dos seus 73 de vida, publicou mais de 40 obras, entre livros de poesia, dramaturgia, crônica e ficção.

Definir a obra de Hilda Hilst não é uma tarefa fácil. Deboche, lucidez, romantismo, loucura, sagrado, erotismo, morte e solidão são temas que marcam o trabalho da escritora, considerada uma artista revolucionária, que marcou a literatura nacional.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes