Ouça e assista

Programa Central do Brasil aborda as dificuldades da educação no campo

Para Valter de Jesus, a pandemia e a falta de investimentos acentuou a desigualdade educacional entre a cidade e o campo

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Divulgação/MST
A falta de acesso à tecnologia no campo é uma negação da educação para esses estudantes

O ano de 2022 para a educação no Brasil começou com o corte de R$ 739,9 milhões no orçamento. Vetos que impactam diretamente a educação no campo, que sempre foi negligenciada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Diante dos desafios impostos pela pandemia, como o ensino remoto, as escolas camponesas sofreram com a falta de políticas públicas que atendessem aos alunos e educadores que vivem fora do contexto urbano.

Valter de Jesus Leite, membro do Coletivo de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), participa do Entrevista Central, do programa Central do Brasil, e traz o contexto da educação no campo nos últimos três anos.

"A questão de infraestrutura no campo impacta muitos os estudantes, como a falta de acessos ao transporte, a própria estrutura precária das salas de aula, e todo esse cenário se soma à falta de políticas públicas do governo com essa educação. Tudo isso tem aumentado a evasão escolar e a desigualdade educacional", expõe.

 

E tem mais!

O quadro Nacional aborda as principais consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia para a classe trabalhadora brasileira .A Parada Cultural  indica I Mostra Indígena “Cine Comunaty”,  que acontecerá no período entre os dias 10 e 13 de março, na Terra Indígena Fulni-ô, localizada no agreste pernambucano, próximo a cidade de Águas Belas.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Matheus Alves de Almeida