saúde

Fiocruz alerta para alta circulação de zoonoses no Brasil; entenda no Programa Bem Viver

Trata-se de doenças transmitidas de animais para as pessoas, que são mais recorrentes em períodos chuvosos

Ouça o áudio:

Fiocruz covid
Fiocruz monitora casos por meio de departamento especial para zoonoses - Divulgação
Cartilha da FioCruz orienta agricultores a prevenirem doenças

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) alerta para alta circulação no Brasil de zoonoses, doenças transmitidas de animais para as pessoas. Elas tendem a ser mais recorrentes em períodos chuvosos, como os meses de outono em grande parte do país.

Para entender mais sobre os riscos e desafios que envolvem este tema, a edição de hoje (24) Programa Bem Viver conversar com uma especialista para entender o que são as zoonoses e como cada pessoa pode e deve se cuidar.

E quem quiser saber mais sobre alguns detalhes e retomar conceitos abordados na entrevista pode solicitar uma cartilha sobre zoonoses desenvolvida pela FioCruz, chamada “Orlandinho no Enigma do Rato”. Ela foi desenvolvida para apoiar agricultores familiares e ajudá-los a terem mais atenção a doenças comuns no campo, como as que vem de ratos silvestres.

O material é didático e feito para a população aprender o que fazer em situação de risco. A cartilha é gratuita. Para ter acesso a ela, basta mandar uma mensagem para a equipe do Programa Bem Viver pelo e-mail [email protected] ou pelo no whatsapp, no número 11 95691-6046.

Escândalo no MEC

Ontem, a Procuradoria Geral da União pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal para investigar o escândalo no Ministério da Educação (MEC) divulgado nesta semana, pelo qual pastores estariam no comando orçamentário da pasta. A decisão é do chefe do Ministério Público, Augusto Aras.

Logo após o anúncio, o Tribunal de Contas da União (TCU) se manifestou dizendo que também vai apurar o caso. Em ofício publicado pelo Ministro Vital do Rêgo, do TCU, o órgão afirma que vai analisar os indícios de irregularidade.

Enquanto isso, Bolsonaro esteve em campanha eleitoral não oficial pelo nordeste do país. Ele visitou os municípios de Queixada (CE) e Araçoiaba (PE) e falou com apoiadores, mas não respondeu perguntas da imprensa. Nas falas, Bolsonaro se limitou a dizer que em três anos de governo nenhum ministro se envolveu em casos de corrupção.

Ainda sobre o caso, o último escândalo revelado veio a partir do depoimento de um prefeito de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga, que disse ao jornal O Estado de S. Paulo que, em abril do ano passado, um dos pastores denunciados o procurou para um almoço em Brasília. Na ocasião, foi comunicado que para ter verbas liberadas para o município era necessário entregar um quilo de ouro.

Acampamento Terra Livre

Na primeira semana de abril foi confirmado um evento que promete ser histórico: depois de dois anos ocorrendo de forma virtual, finalmente, o Acampamento Terra Livre volta a ser presencial, retomando as mobilizações tradicionais próximas ao Congresso Nacional, em Brasília.

O ato ocorre 2004 e reúne milhares de indígenas de diferentes etnias e partes do Brasil. Este ano o evento ganha contornos especiais devido aos projetos que tramitam no Congresso Nacional e que ameaçam diretamente os povos indígenas.

Trata-se do chamado “pacote da destruição”, um conjunto de seis projetos de lei em tramitação que põe em risco uma série de direitos de comunidades originárias.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes