meio ambiente

Ruína ou revolução: Programa Bem Viver repercute Greve Global pelo Clima

Atos ocorrem hoje em pelos menos mil cidades de 80 países, reivindicando ações concretas para frear crise climática

Ouça o áudio:

Marcado em diversas cidades pelo país, o ato em Brasília se concentrará de tarde em frente ao Congresso Nacional - Divulgação
Em pelo menos 10 cidades brasileiras ocorreram protestos ligados ao movimento

A Greve Global pelo Clima, movimento que reúne organizações sociais e ativistas de diversas partes do mundo para exigir medidas que freiem as mudanças climáticas, ocorre hoje (25) em pelo menos mil cidades de 80 países, segundo os organizadores, com o tema "Ruipna ou Revolução". No Brasil, estão previstas ações em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Manaus, Belém e Cuiabá.

Tendo em vista a relevância do evento, a edição de hoje do Programa Bem Viver discute as origens desse movimento e as pautas defendidas por ele. Além das cobranças aos governantes, também são apresentadas boas práticas que merecem ser divulgadas e valorizadas para mitigar as mudanças climáticas e defender o meio ambiente.

O militante Eduardo Theodoro traz um panorama dos atos marcados para hoje e uma contextualização dos desafios ambientais no Brasil e no mundo. Além do protagonismo da juventude nos atos, ele aponta que é urgente conversar direto com a classe trabalhadora sobre a emergência climática.

Segurança de dados

O debate sobre o uso da Internet perpassa diversas situações, como a segurança dos dados e a divulgação de informações falsas, as chamadas fakenews. Apesar dos esforços para coibir essa prática, vez ou outra, notícias mentirosas ganham espaço nas redes.

Nesta semana, por exemplo, um vídeo produzido por um canal chamado “Liberdade Direita” divulgou uma série de mentiras sobre a participação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em um evento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Paraná.

Mas vale lembrar que apesar dos desafios diante da segurança e desinformação, a internet também é espaço para protestar, muitas vezes de forma descontraída. O aumento do preço dos combustíveis no país, por exemplo, está em alta no espaço dos memes.

Campanha pelo título de eleitor

Jovens com mais de 16 anos que vão tirar o título de eleitor pela primeira vez têm até o próximo dia 4 de maio para emitir o documento, de forma totalmente online.

Para incentivar a participação dos adolescentes nas eleições presidenciais de 2022, cantores e influencer estão fazendo uma campanha para alertar sobre os prazos de solicitação do o título de eleitor.

Eles destacam que, além de protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, participação nas urnas é muito importante para mudar a situação política do país.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes