HUMOR

É verdade que rir faz bem à saúde? Ou isso é só mito?

Quando gargalhamos, os hormônios do estresse (cortisol e adrenalina) diminuem

Ouça o áudio:

Além disso, rir melhora a autoestima, reduz a pressão arterial, previne rugas, melhora o sistema cardiovascular - Foto: Mwabonje/Pexels
É notório como as pessoas bem-humoradas adoecem menos

Everton Batista, 34 anos, motorista.

É verdade sim. É notório como as pessoas bem-humoradas adoecem menos. Isso porque nosso estado emocional interfere diretamente nas funções corporais. Pessoas sem senso de humor tendem a ser mais rancorosas, estressadas e depressivas.

O riso e a gargalhada têm muitos benefícios para a saúde. Quando gargalhamos, os hormônios do estresse (cortisol e adrenalina) diminuem, assim como aumentam os hormônios ligados ao relaxamento, como a endorfina. Esse processo estimula a produção de células de defesa, o que fortalece o nosso sistema imunológico, prevenindo o adoecimento.

:: Conheça o podcast “Amiga da Saúde” no Spotify, clique aqui! ::

Além disso, rir melhora a autoestima, reduz a pressão arterial, previne rugas, melhora o sistema cardiovascular etc. Enxergar o lado bom das coisas e ter mais leveza faz bem. Também vale a pena investir em revistas de piadas e filmes de comédia para garantir boas gargalhadas. A saúde agradece.

 

*Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621.

 

 

 

Edição: Larissa Costa