Ouça e assista

Na sexta-feira santa, Central do Brasil aborda religiosidade, solidariedade e educação

Padre Aquino Júnior é o convidade do quadro Entrevista Central

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira. às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Rovena Rosa / Fotos Públicas
A educação é um processo fundamental para a libertação humana

O programa Central do Brasil desta sexta-feira(15) recebe o padre Francisco Aquino Júnior para falar sobre fraternidade, educação, fé e resistência. Em meio à Campanha da Fraternidade deste ano de 2022, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema central “Fraternidade e Educação”, o padre fala na Entrevista Central que é preciso trazer o diálogo social para a realidade da educação no país.

"A transformação da sociedade  não se faz somente com discursos. Precisa-se de mediação social e política, então é necessário que a sociedade se movimente e se organize para enfrentar as diversas formas de negação da direita", alertou;

Hoje, dia 15 de abril, é celebrada a sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão, em que é lembrado o evento de crucificação de Jesus Cristo. Para o padre Aquino, viver em fraternidade uns com os outros é uma das mensagens desta data.

"Não há verdadeira fraternidade quando se oprime e discrimina pessoas. O critério para medir a democracia e a humanidade de um povo é o nível de pobreza, exclusão e marginalização do povo. Por isso, o papa Francisco fala que devemos sempre colocar no centro das preocupações da igreja e da sociedade os dramas das pessoas sofredoras".

E tem mais!

No tradicional Giro de Solidariedade, do Trilhos do Brasil, o destaque é uma ação solidária da Pastoral de Rua em Goiânia, que faz entrega de alimentos para pessoas em situação de rua. Você também acompanha iniciativa do “Super Currículo”, um homem que, vestido de super herói, ajuda pessoas comuns a encontrarem emprego a partir da distribuição de currículo pela cidade de Porto Alegre.

No Embarque Imediato, Angélica Tostes, teóloga e pesquisadora do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, fala sobre o lançamento da cartilha "Resistir com Fé", que busca combater preconceitos e ampliar diálogo entre esquerda e evangélicos.

Já a Parada Cultural indica o show "40 Anos de Música", do músico Marcelo Delacroix, que acontece em Porto Alegre, no próximo dia 20 de abril.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4 

Edição: Matheus Alves de Almeida