análise

Kennedy Alencar discute papel do jornalismo em conversa repercutida no Programa Bem Viver

Responsável por entrevistas memoráveis e coberturas históricas de guerra, jornalista fala sobre desafios da imprensa

Ouça o áudio:

Jornalista Kennedy Alencar é o convidado desta semana no BDF Entrevista - Reprodução
Eleições presidenciais ganham espaço na conversa

Entre entrevistas memoráveis com líderes políticos e coberturas históricas de guerras, o jornalista Kennedy Alencar reforça seu nome entre os principais jornalistas do país, sempre alinhado à defesa da democracia e dos direitos humanos.

Para lançar luz à carreira e às reflexões do jornalista sobre a atual mídia brasileira, a edição de hoje (27) do Programa Bem Viver repercute uma conversa com Alencar, produzida pelo BdF Entrevista.

Na conversa ele destaca a importância do jornalismo para a sociedade brasileira e latino americana e adentra temas importantes para o Brasil e para o mundo, como as eleições deste ano e a guerra na Ucrânia.

Alencar conta ainda sobre momentos marcantes de sua carreira profissional e sobre as movimentações progressistas na América Latina.

Campeãs do Carnaval

O samba enredo da Acadêmicos do Grande Rio, escola de samba campeã do carnaval carioca, faz referência a Exu, popular orixá das religiões de matriz africada. A agremiação entrou na Marquês de Sapucaí na madrugada do sábado passado e conquistou a vitória pela primeira vez.

O resultado oficial da avaliação das escolas do Rio coincidiu com areações positivas do público nas redes sociais. Com o enredo de “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, a agremiação desmistificou a imagem ruim, que é erroneamente associada a um dos orixás mais importantes de religiões de matrizes africanas.

A “vermelho, verde e branco”, de Caxias (RJ), é a escola mais jovem a desfilar no grupo especial, fundada em 1988. Apesar do pouco tempo de estrada, a Grande Rio foi vice-campeã nos carnavais de 2006, 2007, 2010 e 2020.

Em São Paulo, o título ficou com a Mancha Verde, que compartilhou o enredo de “Planeta Água”, abordando a importância da preservação e valorização deste recurso natural. A letra também destaca a orixá Iemanjá, como a Rainha das Ondas e Senhora do Mar.

Ultraprocessados

É comum discutir os males causados pelos alimentos ultraprocessados na saúde, mas pouco se fala sobre seus impactos ambientais.

Um estudo inédito aponta que a produção destes produtos alimentícios utiliza mais de 10% de água quando comparados com alimentos in natura.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes