direitos humanos

Em um mês, reintegrações de posse voltam a ocorrer no país; entenda no Programa Bem Viver

Decisão do STF começou a valer em 2020 e foi renovada duas vezes. Ao todo, 132 mil famílias podem ficar sem teto

Manifestantes se organizaram contra despejos ao longo da pandemia, em diversas cidades do país - Giorgia Prates
Medida foi considerada emergencial para enfrentar a pandemia

A edição de hoje (31) do Programa Bem Viver começa falando da situação de 132 mil famílias que podem ficar sem teto no final de junho. Isso porque, no final do mês, vence a proibição de reintegração de posse decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como uma medida emergencial para enfrentar a pandemia e a crise econômica e sanitária.

A decisão começou a valer ainda em 2020 e já foi renovada por duas vezes. No começo do ano, quando foi renovada a proibição dos despejos, o STF deu a entender que seria a última extensão da medida.

As ocupações e despejos são temas para serem debatidos com profundidade. Dizem respeito a um direito humano básico, o da moradia. A reportagem do Brasil de Fato visitou a Ocupação Queixadas, em Cajamar (SP), onde centenas de famílias temem perderem suas casas.

Guerra às drogas

As ações policiais na região paulistana conhecida como Cracolândia adiantam algo quando se fala em segurança pública e saúde?

Após as operações, a população se dispersou e vem ocupando outras regiões do centro da capital paulista. As autoridades municipais defendem as ações da polícia, que já ocasionaram a morte de um homem, como uma forma de combater o crime organizado e tráfico de drogas.

O argumento é contestado por especialistas e pessoas ligadas a defesa dos direitos humanos. Um desses grupos é a associação Craco Resiste, que faz um trabalho de apoio com as pessoas em situação de vulnerabilidade que frequentam a região.

Na opinião da entidade, a prefeitura age com força desproporcional, ao mesmo tempo que nega atendimentos básicos para garantir as condições mínimas de saúde, como destacou a integrante da organização, Daniel Mello.

O Pagador de Promessas

O Bem Viver celebra os 60 anos do filme “O Pagador de Promessa”, que ganhou o Prêmio Palma de Ouro, do Cannes.

O longa, de direção de Anselmo Duarte, levou pras telonas uma das grandes peças de teatro do país, de mesmo nome, escrita por Dias Gomes.

A história se passa no sertão baiano e conta sobre a jornada de Zé do Burro e Rosa que fazem uma caminhada de sete léguas, carregando uma cruz nas costas, para pagar uma promessa em nome da saúde do burro que pertencia ao casal.

O sucesso do filme foi absoluto, nacional e internacionalmente. Para relembrar esse marco, os ouvintes acompanham uma entrevista com o filho do diretor, Anselmo Duarte Júnior, que também é cineasta.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes