Sintonize

A riqueza do Brasil? Programa Bem Viver aborda impactos do agronegócio na vida da população

A edição desta terça (7) destaca ainda um projeto que alia ciência à busca de soluções para problemas socioambientais

Ouça o áudio:

Redução de áreas de plantio de alimentos para consumo interno é apontada como uma das consequências da expansão do agronegócio - Edemir Rodrigues/ Governo do Mato Grosso do Sul

Protagonista em propagandas publicitárias veiculadas na maior emissora de televisão do país, o agronegócio é tema frequente de discussões sobre seus impactos socioambientais.

Enquanto a indústria expande a produção das chamadas commodities, que são produtos que funcionam como matéria-prima para a exportação, o Brasil presencia uma redução da área de plantio de alimentos para consumo interno. A medida tem reflexos na inflação. O uso de agrotóxicos, por sua vez, está diretamente relacionado, como apontam estudos, a doenças e à contaminação do solo.

Esses são alguns dos aspectos destacados na reportagem ‘Agro é pop? Devastação ambiental, fome e inflação: entenda por que o modelo é insustentável’ veiculada na edição desta terça-feira (7).  

Conhecimento científico a serviço da sociedade 

Nesta edição, o programa também apresenta o projeto Biota Síntese. A iniciativa  reúne universidades públicas, secretarias estaduais e municipais do estado de São Paulo e organizações da sociedade civil.

O objetivo é estreitar os laços entre o conhecimento produzido no ambiente acadêmico e a realidade da população, no que diz respeito às questões socioambientais. 

O Bem Viver conversou com o diretor do projeto, Jean Paul Metzger, que é professor do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP). Ele explica que o fluxo de trabalho será baseado nas demandas que estão colocadas.

“Em função dessa demanda, entender quais são os atores e quais são os conhecimentos que a gente tem que agrupar por essas pessoas para trabalhar e discutir conjuntamente. Acreditamos que a partir dessas discussões, desses diálogos que devem ocorrer dentro de um espaço de confiança, que a gente consiga de fato, propor novas soluções”, salienta. 

Festas juninas

Junho é mês de festa junina. Depois de dois anos de espera por conta da pandemia, os festejos estão de volta. No Nordeste, as quadrilhas estão em contagem regressiva para as apresentações. 

Uma delas é a Quadrilha Junina de Babaçu, tradicional do Ceará. Neste ano, o grupo vai representar o Movimento Armorial, manifesto cultural criado pelo escritor Ariano Suassuna. 

 


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize 

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques