Ouça e assista

Estudo publicado pela UFPA analisa o que os militares pensam sobre a Amazônia

O trabalho analisa os impactos de militarizar as respostas aos principais problemas da região

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Divulgação / Exército Brasileiro
A presença militar na Amazônia se sustenta na ideia de que o bioma precisa ser salvo e ocupado

A Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta segunda-feira (11), recebe a pesquisadora Lisa Barbosa. Em debate, o processo de militarização da Amazônia, expressos na defesa das fronteiras, geopolítica e soberania, e que tem sido promovido pelo atual governo.

"Os militares ainda acham que é pela via econômica e abrindo para o agronegócio que as questões da Amazônia serão resolvidas. Essa ideia de militarização do bioma está muito ligada à cobiça internacional".

A pesquisadora também explica o processo de militarização das respostas aos problemas enfrentados pela Amazônia

"Se tem crise de imigração, a resposta é militarizar. Se tem queimadas criminosas, a resposta também é militarizar. O braço do exército está muito presente no cotidiano dos moradores locais".

E mais

Na última sexta-feira (8), a Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal (CUT-DF), em parceria com sindicatos, inaugurou o Ponto de Apoio do Trabalhador, em Brasília. O espaço, localizado na área central da cidade, conta com recepção, refeitório equipado com refrigerador e microondas, banheiro, pontos para recarga de aparelhos, além de uma área administrativa com mesas e até um computador conectado à internet. Tudo à disposição dos entregadores, vendedores ambulantes e trabalhadores da limpeza urbana. No quadro Trilhos do Brasil você acompanha como foi essa inauguração

Fechando o programa, a Parada Cultural traz a indicação do single " Os de Verdade" dos artistas que compõem a "Tropa da Braba". A produção é um track e traz uma reflexão dos músicos sobre as pessoas que os apoiam no trabalho de compor e interpretar canções.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra