Ouça e assista

Historiador Valério Arcary analisa as motivações da crescente violência política no Brasil

"O bolsonarismo é a expressão do desespero diante da crise capitalista", avalia o pesquisador, na Entrevista Central

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país
Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Divulgação
A campanha de Bolsonaro inflama a imaginação de sua base social com um discurso de tudo ou nada

O assassinato do guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) em Foz do Iguaçu(PR), Marcelo Aloizio Arruda,  ocorrido no último sábado (9), escancarou a escalada da violência política no Brasil.
 

O crime levantou o debate sobre os riscos de episódios violentos durante o período eleitoral. Para o professor e historiador Valério Arcary, convidado do Entrevista Central da edição desta terça-feira(12) do programa Central do Brasil , não é possível discutir esse tipo de ofensiva sem remeter à postura do atual presidente.

"Não é um caso isolado, é uma sucessão de crimes desta natureza. Nós tivemos o caso do Genivaldo que foi sequestrado e morto dentro de um camburão. Tivemos o assassinato de Dom e Bruno. Isto é a expressão do que será a campanha eleitoral nas próximas semanas", analisou.

Ele completa o raciocínio fazendo uma observação sobre a estratégia de campanha e comunicação do presidente. "A campanha de Bolsonaro inflama a imaginação de sua base social com um discurso de tudo ou nada", apontou. 

Apesar do aumento da violência política, o especialista avalia que a militância de esquerda e do campo progressita não deve se intimidar.

"O Bolsonarismo é a expressão do desespero das camadas médias diante da decadência do capitalismo brasileiro. A economia brasileira está há 10 anos sem crescer e isso é a consequência. Mas há também uma grande camada na sociedade que quer derrotar o bolsonarismo e estamos vendo surgir uma nova geração de ativistas".

E mais

O caso Antônio Tavares, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) assassinado por agentes da Polícia Militar do Paradá, em 2000, é julgado na Corte Interamericana de Direitos Humanos. No quadro Trilhos do Brasil, você relembra o ataque a 185 pessoas que deixou o camponês morto e os desdobramentos do julgamento.

No próximo dia 16 de julho, a aldeia indígena ekoa Yvy Porã, no Jaraguá, em São Paulo, terá um encontro de rabequeiros indígenas e não indígenas. O evento faz parte de uma longa programação da Trilha da Casa de Cultura Yvy Porâ ,primeira casa de cultura dentro da aldeia. O líder indígena Karai jekupe participa da Parada Cultural e convida a todos para participarem do evento.

 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra