Ouça e assista

"PEC de Bolsonaro é eleitoreira", afirma Luciana Santos, vice-governadora de PE

Presidenta nacional do PCdoB, Santos também fala sobre voto feminino e a pauta das eleições presidenciais

Ouça o áudio:

Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, participa do quadro Entrevista Central, do programa Central do Brasil - Richard Silva/PCdoB na Câmara
PEC é tentativa de Bolsonaro para enfrentar o desgaste do governo

Para abrir a semana, a Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta segunda-feira (18), recebe a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos. A convidada faz uma análise de conjuntura sobre o processo eleitoral de 2022, as condições econômicas do Brasil, além de abordar algumas pautas do Congresso Nacional.

Sobre as articulações que o governo de Bolsonaro vem fazendo, está a PEC do Estado de Emergência, que também tem sido chamada de "PEC do Desespero". Ela autoriza o governo a criar e ampliar os benefícios sociais em ano de eleições. Para Luciana, é uma tática eleitoral e também de desespero do presidente: 

"São as últimas alternativas de Bolsonaro de enfrentar o desgaste e impopularidade que tomam conta do governo". 

Apesar de fazer críticas contundes ao método usado pelo presidente, Santos não é contra criação de programas sociais, nem de reforçar os que estão em vigor. Na entrevista, a vice-governadora também ressalta o papel das mulheres no enfrentamento ao governo Bolsonaro.

"As mulheres abrem uma vantagem enorme contra Bolsonaro. Podemos lembrar do "Ele Não", uma das maiores manifestações de massa e que foi  protagonizada por mulheres. As mulheres têm visto os ataques do presidente e o rejeitado nas pesquisas".

E mais

No quadro Trilhos do Brasil, você acompanha como foram os atos pela paz e por justiça a Marcelo Arruda. Foz do Iguaçu, São Paulo, Londrina e Belo Horizonte foram algumas cidades que tiveram atos pelo fim da violência política.

A Parada Cultural traz a indicação do Festival Latinidades, que acontece nos próximos dias 22, 23 e 24 de Julho, no Museu Nacional da República, em Brasília. O evento é gratuito e traz como tem central  o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra