Ouça e assista

No Rio de Janeiro, Cláudio Castro tem vantagem em relação a Marcelo Freixo

Programa também traz análise sobre os desdobramentos das comemorações do 7 de setembro

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 12h30, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - GovRJ e Ag. Câmara/Divulgação
Castro já usou a estratégia de operações policiais violentas pra amarrar o eleitorado conservador

Marcado pela onda conservadora que atinge todo o país, o Rio de Janeiro tem elegido governos de direita nos últimos anos. Nestas eleições de 2022, o estado reflete a polarização existente no cenário nacional com as pesquisas para o governo mostrando uma vantagem do candidato Cláudio Castro (PL) em relação a Marcelo Freixo (PSB). Mais distante dos dois  está o candidato Rodrigo Neves (PDT).

Fechando a semana, você acompanha uma reportagem no programa Central do Brasil desta sexta-feira (9) o cenário eleitoral do Rio de Janeiro. Na matéria, o cientista político Josué Medeiros analisa a corrida para o governo do estado.

“No Rio de Janeiro a gente tem um nível de violência que não é essa violência que se universaliza no modo de produção capitalista, mas é uma violência que começa a ter o Rio de Janeiro como laboratório e começa a se nacionalizar com o governo Bolsonaro e que ocupa acima de tudo o lugar da política, que deveria ser o contrário, aquela que viria ocupar o lugar da violência. O Cláudio Castro algumas vezes usou uma estratégia de algumas operações policiais violentas pra amarrar o eleitorado conservador com ele, então acho que a gente tem que ficar atento porque pode ser que na reta final da campanha ele faça isso de novo".

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato e nos canais do YouTube da TVT e Brasil de Fato.

Edição: Daniel Lamir