Ouça e assista

Direita alimenta tabus sobre a maconha e progressistas evitam riscos eleitorais

Programa também traz literatura indígena e análise sobre o quadro da fome no Brasil

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 12h30, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país
Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 12h30, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Reprodução
A gente não entende muito bem porque essa pauta fica interditada nas eleições

Fechando a semana, o programa Central do Brasil desta sexta-feira (16), traz uma reportagem sobre como o tema da maconha tem sido abordado nestas eleições de 2022. Enquanto progressistas recuam, Jair Bolsonaro e outros candidatos conservadores reforçam preconceitos e espalham desinformação sobre o uso da planta.

O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem disseminado ataques e desinformação em suas redes sociais para se valer da grande rejeição sobre o tema. É o que mostra uma pesquisa feita pela Kaya Mind, empresa especializada no emergente mercado da cannabis no Brasil, divulgada em abril deste ano. Uma das fontes da matéria, Thiago Dessena Cardoso, pesquisador e cofundador da empresa, comenta os dados da pesquisa.

“A base bolsonarista é a que, de muito longe, mais faz barulho nas redes sociais. Ele está falando para uma base dura, que concorda totalmente com esse tipo de argumento, acaba que quando ele traz essa pauta pra cima, toda a base traz essa pauta pra cima e ele acaba sendo muito citado nesse contexto negativo com relação ao tema".

E mais


A Ucrânia anunciou uma contra-ofensiva em territórios da região de Kharkov, enquanto a Rússia afirma estar reagrupando suas tropas e intensifica bombardeios na linha de frente. Você acompanha uma reportagem sobre a nova fase do conflito e as possíveis consequências em caso de maior interferência dos EUA.

Silvio Porto, pesquisador da Rede PENSSAN, traz uma análise sobre a questão da fome no Brasil e os desafios da próxima gestão para superá-la no país. No quadro Embarque Imediato, a escritora Eliane Potiguara fala sobre a importância de preservar a memória, culturas e tradições dos povos indígenas na literatura brasileira.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato e nos canais do YouTube da TVT e Brasil de Fato.

 

 

Edição: Rodrigo Gomes