OUÇA E ASSISTA

Central do Brasil destaca apuração sobre possível mandante da morte de Dom e Bruno

Programa também destaca nesta quinta-feira uma análise sobre a Assembleia Geral da ONU com Jamil Chade

Ouça o áudio:

Comércio de Colômbia no rio Javari, em território peruano - Murilo Pajolla
O Brasil jamais tinha feito parte deste contexto

Mesmo preso, o suposto mandante do assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira mantém negócios ilegais ao longo do Vale do Javari. É o que mostra reportagem exclusiva de Murilo Pajolla, correspondente do Brasil de Fato na região. 

Ruben Dario da Silva Villar, conhecido como Colômbia, é dono de uma embarcação que compra peixe ilegal extraído da Terra Indígena. Na edição desta quinta-feira(22) do programa Central do Brasil, você acompanha como é a operação ilegal, que corta o Javari entre as cidades de Benjamin Constant(AM) e o povoado de Islândia, no Peru. e é comandada pelo filho de Colômbia. 

O jornalista Jamil Chade, especialista em cobertura internacional, analisa ao vivo os assuntos mais quentes da Assembleia Geral da ONU. Ele avalia a participação de líderes latino-americanos, o tema da Guerra na Ucrânia e a repercussão da imagem do presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, Jamil divulga o seu mais recente livro Com amor, ao Brasil, uma obra em que ele revela cartas trocadas com a também jornalista Juliana Monteiro, que mora em Roma.Outro tema tratado pelo jornalista foi a inclusão do Brasil na Lista Suja da ONU por perseguição a ativistas. 

"O Brasil jamais tinha feito parte deste contexto. Ativistas e defensores dos direitos humanos sempre circularam com total liberdade pela ONU fazendo denúncias e dando informações sobre realidade brasileira. Sempre com críticas, mas sempre protegidos", explicou o jornalista. 

A inflexão que desaguou na inclusão do Brasil na lista suja, segundo Jamil,  ocorreu em 2019, já sob o governo Bolsonaro, quando uma liderança indígena foi ameaçada após participar da COP26.

A resposta do governo brasileiro, na época, às denúncias foi considerada insuficiente e, por isso, a ONU incluiu o país nesta lista de países mal avaliados no quesito proteção aos ativistas. Com isso, o Brasil passa a compor o ranking ao lado de ditaduras reconhecidas pelo mundo. 

E tem mais! 

O Governo Federal sancionou a lei que obriga os planos de saúde a cobrirem os tratamentos que não estão previstos na lista da Agência Nacional de Saúde. Além desse tema, o programa destaca a agenda dos presidenciáveis, a escalada da violência política com ataques aos pesquisadores do Datafolha e a preocupação da Organização Pan-Americana de Saúde com a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite no Brasil. 

No Embarque Imediato, o geólogo e ex-presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio, Cládio Maretti, avalia os impactos das mudanças climáticas na estrutura das grandes cidades. 

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato
 


 

Edição: Monyse Ravena