OUÇA E ASSISTA

Reportagem especial mostra como vivem os demitidos pela Lava Jato em Pernambuco

Trabalhadores relatam que vivem com dívidas, empregos informais e moradia precária no principal polo econômico do NE

Ouça o áudio:

Segundo dados do DIEESE, Operação Lava Jato foi responsável por 4,4 milhões de demissões no país - Pedro Stropassolas
Em nenhum momento se preocuparam com as pessoas que trabalhavam nessas empresas.

O programa Central do Brasil desta sexta-feira (23) exibe uma reportagem especial que mostra como vivem os trabalhadores que atuaram no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, e foram demitidos após as investigações da Operação Lava Jato.

O cenário encontrado pelo repórter Pedro Stropasolas é de dívidas, moradias precárias, desalento e gente sobrevivendo com empregos informais. Histórias de trabalhadores que viveram a euforia da construção do Estaleiro Atlântico Sul e da Refinaria Abreu e Lima e que, de repente, perderam seus postos de trabalho. 

"Todo mundo era culpado, todo mundo lavou dinheiro, todo mundo superfaturou obras e por isso que estava sendo feita aquela operação. Porém, eles em nenhum momento se preocuparam com as pessoas que trabalhavam nessas empresas", conta Marcicleia Souza, consultora comercial e uma das atingidas pela onda de demissão. 

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Operação Lava Jato custou 4,4  milhões de empregos ao país. Os setores de petróleo, gás e construção civil foram os mais atingidos. 

E tem mais!

O programa destaca a agenda dos candidatos a presidência da república. Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva têm compromissos em Minas Gerais. Ontem, Lula participou do programa Candidatos com Ratinho, no SBT, e falou sobre geração de emprego, aumento do salário mínimo e sobre construção de ferrovias. O petista citou a melhora da condição de vida do povo brasileiro durante o seu governo, provocando o apresentador: "até você era mais feliz". 

Bolsonaro teve compromisso no norte do país, onde realizou motociatas e comícios em Belém e Manaus. Ele também participou de um seminário sobre a tecnologia 5G.

Além da programação dos candidatos, a edição de hoje destaca novas denúncias contra o ex-ministro da Educação , Milton Ribeiro, e o início do referendo que pode definir a anexação de quatro regiões ucranianas à Federação Russa. 

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato. 


 

Edição: Rodrigo Gomes