Ouça e assista

Reta final: Bolsonaro estagnado, Ciro abandonado e Lula avança

Fabíola Mendonça é a colunista desta segunda-feira. Ela analisa as estratégias eleitorais dos candidatos à presidência

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 12h30, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Divulgação
Às vésperas das eleições, podemos esperar uma enxurrada de fake news e violência

O programa Central do Brasil inicia a semana e exibe uma análise da jornalista e colunista da Carta Capital, Fabíola Mendonça, sobre a reta final das eleições e as estratégias de Jair Bolsonaro (PL) que tem estagnado nas últimas pesquisas eleitorais.  De acordo com estudos da DataFolha, Ipespe, FSB, Atlas, Quaest, Ipec e PoderData, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu ou oscilou para cima, já Bolsonaro, apresentou uma oscilação negativa.

"Iniciamos uma semana decisiva para nós, brasileiros e brasileiras. Bolsonaro está estagnado e não avança nas pesquisas".

A jornalista também comenta o avanço da violência política com a aproximação do dia das eleições. Ontem (25), o deputado federal pelo PT de Minas Gerais, Paulo Guedes, informou nas redes sociais que foi alvo de um atentado enquanto cumpria atividade de campanha, em Montes Claros, interior do estado.

O deputado relatou que o carro de som em que ele estava durante uma carreata foi alvejado três vezes. O autor dos disparos é o soldado da polícia militar, Dhiego Souto de Jesus, que foi preso. Ele disse que foi cercado por apoiadores do deputado e, assustado, atirou para o alto, mas ninguém ficou ferido. O parlamentar acionou a Polícia Federal para investigar o caso.

"A violência política tem sido uma das preocupações, precisamos de eleições pacíficas e livres de violência, assim como exige o Estado Democrático de Direito".

E tem mais!

Na Colômbia, o governo de Gustavo Petro começa a reforma agrária. Após décadas de conflito pela posse da terra, o governo do país iniciou a titulação de 681 mil 372 hectares de terra para comunidades historicamente marginalizadas como populações rurais, indígenas e afrodescendentes. Você acompanha na reportagem, como será este processo implementado pelo novo governo.
 

Sobre as eleições que acontecem em todo o Brasil no próximo domingo (2), reportagem aborda o peso do voto evangélico na escolha dos novos parlamentares. Enquanto grandes igrejas pentecostais anunciaram apoio a Bolsonaro e orientam seus fiéis a votarem no candidato, há também um movimento de evangélicos que combatem o uso político da religião e lançaram estratégias para desmentir notícias falsas.

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Rodrigo Gomes