OUÇA E ASSISTA

Tempero da notícia: as apelações de Bolsonaro e Tarcísio na reta final das eleições

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
No desespero, Bolsonaro apela para o tapetão no caso das inserções de rádio

Na reta final das eleições o candidato petista segue à frente nas pesquisas, com vantagem de seis pontos percentuais, nos dados de Ipespe, PoderData, Quaest, Atlas e DataFolha. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL). A consolidação do ex-presidente impacta a estratégia bolsonarista, que no "desespero", volta a falar de fraude nas eleições.

Entre os assuntos da semana estão supostas revelações do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que chegou a fazer uma coletiva de imprensa para anunciar que rádios em todo o Brasil teriam reproduzido 150 mil inserções a menos da campanha do candidato do PL, em comparação com as peças de Lula. 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, chegou a determinar que a coligação do candidato à reeleição apresentasse provas da acusação de fraude. Mas como não houve nada consistente, o ministro mandou arquivar o processo e abriu investigação contra a campanha por tentar tumultuar eleição.

Já Lula divulgou uma carta que traz 13 compromissos com o Brasil e segue com ampla vantagem no Nordeste e a frente na região Norte, fica atrás no Sul e Centro-Oeste, mas diminui diferença no Sudeste.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

São Paulo

Em São Paulo, bolsonarismo sente o impacto do caso grave e confuso em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, envolvendo a campanha de Tarcísio de Freitas, que concorre ao governo do estado contra Fernando Haddad (PT). 

Há doze dias um tiroteio interrompia uma agenda do candidato do Republicanos. O episódio, que deixou uma vítima na comunidade, foi imediatamente rotulado como “atentado” por bolsonaristas, mas depois uma série de dúvidas sobre o caso surgiram como o pedido para apagar um registro em vídeo pelos seguranças da campanha, relatos de testemunhas sobre uma possível execução pelos seguranças de Freitas e alteração da cena do crime pela Polícia Militar

O caso segue em investigação pela Polícia Civil, mas as pesquisas no estado já mostram o impacto na corrida eleitoral paulista. A última pesquisa Idec, divulgada nesta terça-feira (25), o candidato petista ao governo de São Paulo oscilou positivamente e está tecnicamente empatado com o bolsonarista. O levantamento mostra Haddad com 43% das intenções de voto e Tarcísio , 46%. 

Sobremesa

Na Sobremesa desta semana, um filme que conta historia dos promotores que conseguiram levar a julgamento militares responsáveis por sequestros, mortes e desaparecimentos na ditadura argentina. Argentina, 1985, está em cartaz no Prime Vídeo, tem direção Santiago Mitre e atuação de Ricardo Darin, e traz a história de Strassera e Ocampo, promotores que enfrentam a influência das pressões políticas e militares e reúnem a uma equipa legal de advogados para levar a cabo o julgamento das juntas.

O Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começando em 22 de abril de 1985, a sessão durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamado "causa 13". No final, 709 casos foram julgados e sentenciados pelos juízes León Arslanian, Ricardo Gil Lavedra, Jorge Torlasco, Andrés D'Alessio, Guillermo Ledesma e Jorge Valerga Aráoz.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Marina Duarte de Souza