Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Lula recebe apoios internacionais e dá início a governo de transição

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Líderes de China, França, EUA e Alemanha congratularam o presidente eleito ainda no domingo

Eleito presidente da República no último domingo (4), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve recepção calorosa do mundo político. Logo após a divulgação do resultado do pleito, importantes líderes do Brasil e de outros países, reconheceram a vitória e congratularam o petista.

Xi Jin Ping, presidente da China, Joe Biden, presidente estadunidense, Emmanuel Macron, da França, Olaf Scholz da Alemanha, entre outros, se mostraram dispostos a reconstruir pontes com o Brasil.

Outro destaque internacional da vitória de Lula foi a visita de Alberto Fernández, o presidente argentino, que veio ao Brasil para encontrar o petista no dia seguinte ao triunfo.

Este é o destaque do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

Transição

Apesar da demora no reconhecimento da derrota, o governo de Jair Bolsonaro (PL) já deu início ao processo de transição. Ao contrário do que se esperava, ministros bolsonaristas se colocaram a disposição do petista para a troca de informações entre as gestões.

Nomeado por Lula, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, será o coordenador do processo, que inclusive já chegou ao Congresso. Na última quinta-feira (3), o governo de transição iniciou conversas com senadores e deputados para a formulação de uma nova lei orçamentária.

A ideia é garantir, a partir do orçamento aprovado na gestão Bolsonaro, o funcionamento do novo governo e a implementação de programas sociais que foram apresentados durante a campanha eleitoral, entre eles o Bolsa Família no valor de R$ 600.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para aqueles que, durante os últimos quatro anos, garantiram que a democracia brasileira seguisse de pé. Foram os movimentos sociais que lutaram contra os retrocessos do governo Bolsonaro e as injustiças cometidas contra Lula.

O petista não ganhou esta eleição sozinho. A vitória é resultado das lutas sociais dos trabalhadores e de uma frente democrática que se formou ao longo da campanha presidencial. 

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes