Ouça e Assista

Tempero: Governo Lula inicia trabalho de transição e retoma ares de normalidade no Brasil

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Lula tem o desafio de aprovar a PEC da Transição para custear políticas sociais

O desaparecimento da cena pública do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), já impõe ao governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva um início precoce mesmo antes da posse, em janeiro de 2023.

O presidente eleito tem conversado com deputados, senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal para reforçar a importância do equilíbrio entre os poderes e também para preparar o orçamento do próximo ano.

Este é o destaque do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

Desafios

Entre os desafios, a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que garanta o orçamento para os programas sociais anunciados por Lula durante a campanha, como a valorização real do salário mínimo e o Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) no valor de R$ 600.

O presidente eleito também viaja à COP-27, a Conferência do Clima, que acontece no Egito, para debater com lideranças mundiais o protagonismo do Brasil no combate às mudanças climáticas. 

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasquez. Bolsonarista, o diretor da PRF atuou diretamente no dia das eleições para impedir, ou ao menos atrasar, o deslocamento para o voto de pessoas na região Nordeste, onde Lula tinha larga vantagem.

Logo após a eleição, no entanto, Vasquez fez vistas grossas aos atos golpistas de bolsonaristas que bloquearam rodovias por todo o país.

A Polícia Federal já anunciou que vai investigá-lo pela conduta no dia 30 de outubro. O diretor da PRF também pode ser investigado por sua omissão no pós-eleições.

Cafezinho

No Cafezinho, uma homenagem à cantora Gal Costa, que faleceu na última quarta-feira (9), aos 77 anos de idade. A cantora foi uma das maiores vozes da música brasileira e formou, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, a vanguarda da MPB, com o movimento tropicalista. 

Gal sempre teve posicionamento forte e enfrentou a ditadura para garantir o direito à livre manifestação do povo brasileiro.

O presidente eleito divulgou uma nota lamentando a morte da cantora, acompanhada de uma linda foto com Gal, o que mostra que, até neste momento, o país já respira ares de normalidade.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes