ouça e assista

Tempero da Notícia: em cenário novo, programa fala sobre Copa e transição de governo

Jornalista Rodrigo Vianna comenta os principais assuntos da política no Brasil e o mundial no Catar

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Reprodução/Brasil de Fato
Há dúvida sobre as reais intenções dos militares

A bola rola no Catar em uma Copa do Mundo com muitos componentes políticos. Enquanto isso, a equipe de transição trabalha em Brasília para deixar o terreno preparado para o início do novo governo Lula, em janeiro.

Em uma Copa realizada poucas semanas após a eleição mais polarizada da história do Brasil, os assuntos se misturam. O grande craque do Brasil, Neymar, está no centro das discussões, mesmo estando afastado por lesão. 

Este é o destaque do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna. O programa desta semana estreia cenário novo.

Assista ao Tempero da Notícia:

Negociações para formação do governo

Lula e sua equipe são pressionados por todos os lados para definir os nomes que vão compor o primeiro escalão no terceiro mandato do petista. Sem ceder a chantagens, o presidente eleito pode estar perto de anunciar Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda.

Enquanto isso, existe preocupação em relação à diplomação e posse do ex (e futuro) presidente. A cerimônia de diplomação teve a data antecipada para o próximo dia 12 de dezembro – uma semana mais cedo que a data anteriormente prevista. 

Panela de Pressão

Nesta semana, quem vai para a Panela de Pressão são, novamente, os militares brasileiros. Não apenas os de baixa patente e as "famílias militares" acampadas em atos antidemocráticos junto a quartéis, mas também comandantes e generais que estão incentivando atos contra a democracia.

Um abaixo-assinado de militares da ativa afirma que é "preciso agir" – sem dizer claramente que tipo de "ação" está em pauta. O general Villas Bôas tenta voltar à cena e, pelas redes sociais faz ameaças citando suposto "momento extremo" no país.

Há dúvida sobre as reais intenções dos militares nesse movimento: golpismo ou busca por manutenção de privilégios que foram conquistados durante o governo Bolsonaro?

Cafezinho

Quem recebe o cafezinho nesta semana são dois jogadores da Seleção Brasileira que tiveram posturas de destaque: Richarlison, autor de dois gols – um deles, um golaço – no primeiro jogo do Brasil, e que também se posiciona de maneira positiva em diversos assuntos, como as vacinas.

Outro atleta da Seleção que se destacou foi o lateral-direito Danilo. Mesmo machucado no primeiro jogo da Copa, ele apareceu bem ao se manifestar citando os verdadeiros "heróis" do país, como professores, profissionais de saúde e e garis.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Thalita Pires