Ouça e assista

Tempero da Notícia: Governo Lula avança com PEC da transição e indicações ministeriais

Jornalista Rodrigo Vianna fala sobre as movimentações da nova gestão e a instabilidade política na Argentina e no Peru

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Reprodução/Brasil de Fato
Lula terá papel fundamental para consolidar a democracia na América do Sul

Na mesma semana em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os primeiros cinco indicados para o corpo ministerial da gestão que começa em janeiro, o novo governo conseguiu também a aprovação da PEC da Transição no Senado.

A equipe de transição avança na tentativa de garantir meios e apoio para financiar políticas sociais importantes, deixadas de fora do orçamento do ano que vem por Jair Bolsonaro (PL). Ainda assim, grupos que não aceitam o resultado democrático da eleição continuam em manifestação em Brasília e defendem teorias conspiratórias. 

Um empresário que conclamou a ida de atiradores de todo o Brasil para a capital federal, a fim de impedir a posse de Lula, foi preso por determinação judicial.

Os temas são destaque no programa Tempero da Notícia, apresentado pelo jornalista Rodrigo Viana. 

Ele comenta também as instabilidades políticas na Argentina e Peru, com a decisão judicial que condenou a vice-presidenta argentina, Cristina Kirchner, e o impeachment do presidente peruano Pedro Castillo.

“Filhotes da lava jato”

Cristina Kirchner foi condenada a seis anos de prisão e foi inabilitada a exercer cargos públicos pelo judiciário por "administração fraudulenta". O Tribunal Oral Federal nº 2 também condenou outros envolvidos no processo conhecido como "Caso Vialidad".

Cristina pode recorrer da decisão e também não será impedida de ser candidata nas eleições presidenciais do ano que vem. Para ser barrada no pleito, a resolução do caso teria de ser firmada pela Corte Suprema em, no mínimo, um ano.

No Peru, o Congresso reverteu a tentativa de golpe de Estado de Pedro Castillo e aprovou o pedido de impeachment contra o presidente com 101 votos a favor, 6 votos contrários e 11 abstenções. A decisão ignorou o anúncio do presidente, feito horas antes, determinando a dissolução do Parlamento e toque de recolher em todo o país.

“Esses fatos mostram a crise da democracia na América do Sul. A direita voltou a utilizar o expediente de golpe. Agora não é mais golpe militar necessariamente. É golpe parlamentar, golpe judicial, golpe midiático”, avalia o jornalista.

Cafezinho

Quem recebe o cafezinho do tempero da notícia nesta semana é a nova geração de jogadores brasileiros. Apesar da eliminação na Copa do Mundo, Richarlison, Vini Júnior e Antony foram celebrados e terão a responsabilidade de “levar a seleção adiante” nos próximos anos.

O jogador croata Luka Modric também foi lembrado pelo comando na partida que eliminou o Brasil.  

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
 

Edição: Raquel Setz