OUÇA E ASSISTA

Tempero da Notícia: a guerra dos juros e a crise no setor do varejo

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Reprodução/Brasil de Fato
O episódio reacendeu a questão: o Banco Central é independente de quem? 

A taxa básica de juros está de volta ao centro do debate político. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a elevada taxa de juros no Brasil, atualmente em 13,75%. Lula disse que taxa era uma vergonha e prejudicava a retomada do desenvolvimento econômico. 

Em meio ao debate, ele colocou em questão o tema da independência do Banco Central (BC). O atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apareceu num grupo de mensagens bolsonaristas. O episódio reacendeu a dúvida: o Banco Central é independente de quem? 

A atual taxa de juros aplicada no Brasil tem, segundo alguns economistas, dificultado a retomada dos investimentos. Isto porque uma alta taxa de juros dificulta o acesso ao crédito.

Um exemplo desse cenário é a crise que afeta o setor do Varejo. Após a crise das Americanas, a Panela de Pressão agora está fervendo para a Marisa. 

O presidente do grupo renunciou ao cargo. E a rede informou que tem um débito acumulado de R$ 500 milhões. Entre os perrengues enfrentados pela loja, estão o aumento de 8% da inadimplência - efeito de uma população sem renda - e a dificuldade para capturar recursos no sistema financeiro para quitar débitos ou investir na rede. As duas situações estão diretamente associadas ao tema dos juros. 

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia: 



Enquanto isso, após criticar a política monetária, o presidente Lula embarcou na quinta-feira(09) para os Estados Unidos. Ele se reuniu com o presidente norte-americano, Joe Biden, na sexta-feira(10), em uma agenda que consolida o retorno do Brasil ao mundo.

No encontro, foram debatidos temas como a provável adesão dos EUA ao Fundo Amazônia, o combate à extrema-direita e o fortalecimento de mecanismos de controle das notícias falsas.

O líder brasileiro também se reuniu com congressistas americanos, entre eles o senador Bernie Sanders, que têm se posicionado contra a permanência de Bolsonaro na Flórida, após virem à tona as suspeitas dele ter envolvimento com os atos golpistas no Brasil. Eles trataram sobre o movimento sindical e a defesa de melhores empregos, com direitos, para os trabalhadores. 

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Thalita Pires