Ouça e Assista

Tempero da Notícia: contra violência nas escolas, governo age e cria grupo interministerial

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

Após a tragédia em Blumenau, o governo federal criou um grupo de trabalho para propor ações para combater a violência nas escolas. A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira (6), com a presença dos ministros da Educação, Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, além da Secretaria-Geral da Presidência.

Também serão liberados R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública, que serão investidos no programa de Ronda Escolar dos estados e municípios e um aumento no efetivo policial para o monitoramento da internet e de redes sociais.

A ideia é identificar o planejamento de novos ataques. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o grupo de trabalho terá o objetivo de discutir "ações de enfrentamento à violência nas escolas". "Vamos ouvir especialistas e construir políticas de prevenção", afirmou o ministro.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

Enfraquecido

O bolsonarismo segue perdendo forças. Na volta a Brasília, poucas pessoas aguardavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no aeroporto. Na sua ida à Polícia Federal, onde depôs sobre o caso das joias, não havia apoiadores.

::Bolsonaro devolve 3º kit de joias, aumento de 258% para Zema é aprovado e mais::

No depoimento, Bolsonaro afirmou que só ficou sabendo um ano depois das joias entregues pelo governo da Arábia Saudita. O estranho, no entanto, foi o esforço despendido pelo gabinete do então presidente, que mandou vários assessores na tentativa de recuperar as joias, sem sucesso.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Indiciado por 34 crimes por promotores de Nova York, Trump fez de sua prisão, um ato político.

Por isso, ninguém sabe quais os efeitos que a prisão terá às suas pretensões eleitorais, e uma possível tentativa de retorno à Casa Branca. 

::Trump se declara inocente de 34 acusações criminais::
 
Esta foi a primeira vez em mais de 200 anos que um presidente é indiciado nos Estados Unidos. É mais um sinal da decadência do sistema politico estadunidense e o mal estar que afeta o Ocidente.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para os professores, movimentos em defesa da educação e estudantes, que saíram às ruas para barrar a reforma do Ensino Médio

Com a pressão dos movimentos, o ministro Camilo Santana, que havia dado sinais de que manteria a reforma elaborada na época do governo Temer (MDB), recuou e abriu uma consulta popular de 60 dias, para pensar em um novo modelo. 

::MEC suspende calendário de implementação do Novo Ensino Médio::

O modelo do Novo Ensino Médio recebia críticas por não ter mobilizado debates com a comunidade escolar. Ele estabelecia uma divisão por áreas de interesse, com poucas aulas que pudessem proporcionar reflexão e a implantação dos chamados itinerários, onde os alunos criam a sua grade curricular. 

Nosso parabéns aos movimentos, muitos deles que apoiaram a eleição de Lula, mas não titubearam em pressionar o ministro que estaria sofrendo influências das fundações privadas de ensino dentro do ministério.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes