CONHECIMENTO

Medicamentos fitoterápicos são confiáveis?

Fitoterapia é uma técnica da medicina alternativa e complementar que utiliza as plantas medicinais

Ouça o áudio:

A fitoterapia hoje é reconhecida como uma especialidade médica - Reprodução / Canva

Julcimara Lopes, 48 anos, cabelereira

Sim. A fitoterapia é uma técnica da medicina alternativa e complementar que utiliza as plantas medicinais para o tratamento de doenças. Sob técnicas farmacológicas, os princípios ativos são retirados das plantas para a produção dos remédios. Baseia-se em uma cultura milenar de uso das plantas medicinais, com muito conhecimento produzido através da experimentação.

A fitoterapia hoje é reconhecida como uma especialidade médica e alguns municípios utilizam os medicamentos fitoterápicos na farmácia básica do SUS. Mas, atenção:  o fato de o medicamento vir de uma planta não significa que possa ser usado de qualquer jeito. Há indicação e dose para cada problema e o uso incorreto pode fazer mal. A cartilha “Orientações sobre o uso de fitoterápicos e plantas medicinais”, da Anvisa, feita em 2022, esclarece quais são os regulamentados e como utilizar.

Há um grande potencial a ser explorado em relação às plantas medicinais, porém, faltam investimentos para pesquisas e produção de medicamentos fitoterápicos. 

Edição: Wallace Oliveira