Ouça e Assista

Tempero: Lula fecha acordos com Portugal e Espanha; no Brasil, Bolsonaro é investigado pela PF

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Reprodução/Brasil de Fato
Em Portugal, Lula finalmente entregou o Prêmio Camões ao cantor e escritor Chico Buarque

Em mais um giro internacional na última semana, o presidente Lula (PT) esteve na Europa, mais especificamente em Portugal e na Espanha, para fechar acordos bilaterais em diversos setores.

Durante sua visita a Portugal, Lula assinou acordos para a produção da aeronave Super Tucano, da Embraer, no padrão da Otan, além de uma série de medidas relativas a facilitação de trânsito de brasileiros e portugueses entre os dois países.

Já na Espanha, em reuniões com o primeiro ministro Pedro Sanchez, Lula firmou parcerias nas áreas de Educação, Trabalho e Ciência. 

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

Prêmio Camões

Ainda durante a visita a Portugal, Lula finalmente entregou o Prêmio Camões ao cantor e escritor Chico Buarque. A honraria foi concedida em 2019, mas Bolsonaro (PL) havia se recusado a participar da cerimônia. 

Chico encarou o gesto de Bolsonaro como um segundo prêmio. Em sua fala, o cantor também disse que recebia a premiação não de maneira individual e mais como desagravo aos artistas brasileiros, que tanto sofreram nos últimos quatro anos. 

Será?

Enquanto isso, no Brasil, o ex-presidente Bolsonaro foi mais uma vez interrogado pela Polícia Federal, desta vez, para explicar se insuflou os atos golpistas de 8 de janeiro com postagens nas redes sociais. 

A resposta, no entanto, foi inusitada. No depoimento, o ex-presidente afirmou que compartilhou um post que enaltecia o golpismo por conta das medicações que estava tomando no período. A ideia, segundo Bolsonaro, era apenas salvar o vídeo compartilhado para assistir mais tarde.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o jornalismo da CNN Brasil. A emissora, que recém desembarcou no Brasil, tem cometido uma série de graves erros jornalísticos.

O primeiro deles, na semana passada, se deu quando a emissora publicou vídeos, até então não divulgados pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), sobre a invasão do Palácio do Planalto por golpistas em 8 de janeiro.  Além de ocultar os rostos de golpistas dentro da residência presidencial, a edição da emissora foi questionada por montar cenários que tentaram incriminar o governo Lula na invasão.

Já nesta semana, uma fake news: a emissora divulgou a informação de que a empresa aérea ucraniana Antonov, havia desistido de investir US$ 50 bilhões no estado de São Paulo, após falas de Lula sobre a guerra entre russos e ucranianos. Além do valor ser desproporcional à realidade ucraniana, já que corresponde a 25% do PIB do país, a empresa desmentiu a informação. 

As movimentações da CNN levantaram dúvidas sobre a parcialidade e veracidade de seu jornalismo, já que a operação que reúne mídia, elite empresarial e até mesmo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) poderiam ter como objetivo desgastar Lula e mandar recados dos Estados Unidos, no momento em que o presidente petista cumpre a função de questionar a hegemonia do dólar.

Cafezinho

Cafezinho desta semana vai para o ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida. Durante sua posse, Almeida já havia feito um dos discursos mais marcantes na defesa da pauta de Direitos Humanos.

Na última semana, Almeida foi aplaudido de pé durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, ao se recusar a receber uma réplica de um feto de 11 semanas das mãos do senador Eduardo Girão (Novo-CE). Almeida estava no Congresso para apresentar as prioridades da pasta para os próximos anos.

“Não quero receber isso, por um motivo muito simples: eu vou ser pai agora e sei muito bem o que significa isso. Isso, pra mim, é uma performance que eu repudio profundamente. Isso, com todo o respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério no país”, afirmou o ministro, enquanto Girão voltava ao seu lugar, de cabeça baixa.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes