OUÇA E ASSISTA

Tempero da Notícia: mudança na defesa de Mauro Cid preocupa a família Bolsonaro

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Reprodução/Brasil de Fato
Rita Lee foi uma das vozes mais populares do rock nacional

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), trocou de advogado. A simples alteração na equipe de defesa pode significar, na verdade, uma dor de cabeça a mais para o ex-presidente.

É que os novos representantes de Cid, Bernardo Fenelon e Bruno Buonicore, são especialistas em delação premiada. Os dois assumem o lugar ocupado antes por Ricardo Roca, que até então liderava a banca responsável pelos casos de Cid. Roca era próximo da família Bolsonaro, mas renunciou ao posto alegando questões familiares. 

O perfil da nova equipe preocupa o ex-presidente e seus familiares. Transpareceu uma espécie de recado de Mauro Cid para a família Bolsonaro, indicando que, a qualquer sinal de abandono, pode revelar todos os segredos. 

Mauro Cid foi preso no início de maio pela Polícia Federal, que investiga a fraude no cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Enquanto isso, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou a soltura do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. A decisão foi baseada na tese de que a prisão preventiva já cumpriu o efeito desejado. Fica a questão: o que será que Torres falou no depoimento à Polícia Federal? 

Já no Congresso, a direita, mais especificamente o bolsonarismo, achou que ia conseguir lacrar em cima do ministro da Justiça, Flávio Dino. Mas o efeito foi o contrário. O grupo ficou na defensiva, diante de ministro bem humorado, com consistência política, respostas certeiras e que tem capacidade de enfrentar esses parlamentares. 

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.



Rita Lee eterna 

Morreu esta semana, aos 75 anos, a cantora e compositora de rock Rita Lee. Ela estava tratando um câncer no pulmão desde 2021. Inteligente, versátil e provocativa, Rita foi uma das vozes mais populares da música nacional, com mais de 50 milhões de discos vendidos. Ela atravessou quase seis décadas de carreira com profundo sucesso, permanecendo sempre atual e transgressora. 

Seu repertório conseguiu colocar em primeiro plano a percepção feminina sobre diversos assuntos, despertando, assim, a coragem e ação de inúmeras mulheres. O nosso super cafezinho dessa semana é para essa eterna estrela do nosso rock. 

Sopa letras 

Esta semana, a indicação é o livro Quem Inventou o Brasil? volume zero, do jornalista Franklin Martins. A obra é uma fantástico garimpo sobre quase 300 canções que traduzem o século XIX brasileiro. São músicas que refletem o Brasil do Império e do início da República, quando ainda nem havia sinal da indústria fonográfica. 

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Rodrigo Durão Coelho