PREVENÇÃO

A camisinha feminina também serve para o sexo anal?

Preservativo interno é mais eficaz para proteção contra o HIV e outras DSTs

Ouça o áudio:

Os dois tipos de preservativo não devem ser usados juntos, pois o atrito entre eles pode levar ao rompimento - Reprodução / Canva

Vitória, 29 anos, redutora de danos

A camisinha feminina, que chamamos de preservativo interno, pode ser introduzida na cavidade vaginal e também na cavidade retal. Por isso, chamá-lo de feminino não é o mais apropriado, uma vez que pode ser usado na relação pênis-vagina e também na relação pênis-ânus.

O preservativo interno pode ser introduzido até oito horas antes da relação sexual; pode ser usado com qualquer lubrificante (e também já vem lubrificado) e é mais eficaz para proteção contra o HIV e outras DSTs porque cobre a área externa da cavidade vaginal ou anal. Assim como o externo (ou masculino), o preservativo interno também previne a gravidez por ser um método de barreira e não pode ser reutilizado.

Os dois tipos de preservativo não devem ser usados juntos, uma vez que o atrito entre eles pode levar ao rompimento. Uma desvantagem é que o preservativo interno é mais caro e não é tão facilmente encontrado nas farmácias e supermercados. Porém, ele também pode ser encontrado gratuitamente nas unidades básicas de saúde do SUS.

Edição: Wallace Oliveira