Paraná

tetracampeã

Ana Marcela é a maior campeã mundial de natação em longa distância

Brasileira vence 5 km e 25 km. É a primeira tetracampeã em provas de águas abertas e acumula 11 pódios

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A vitória no mundial também torna Ana Marcela a primeira tetracampeã da história da competição de águas abertas. 
A vitória no mundial também torna Ana Marcela a primeira tetracampeã da história da competição de águas abertas.  - Fotos públicas

Ao vencer a prova dos 25 quilômetros de natação em águas abertas, a brasileira Ana Marcela Cunha tornou-se a maior campeã mundial em longas distâncias. Foram 5 horas, 8 minutos e 3 segundos, braçada após braçada, com direito a um “sprint” no fim, que deixou para trás a francesa e a alemã que disputavam com ela o ouro desde o início nas águas da Coreia do Sul. 

A prova foi disputada com muita chuva, vento e um mar difícil, condições que ajudaram a brasileira, que rende melhor e gosta de competir nessas condições, como já declarou seu técnico. 

Nas provas anteriores do mundial, havia chegado em primeiro também nos 5 quilômetros e ficado em quinto nos 10 quilômetros, garantindo vaga nessa distância para a Olimpíada do ano que vem, em Tóquio. Competição que nunca ganhou. 

Mas a vitória no mundial também torna Ana Marcela a primeira tetracampeã da história da competição de águas abertas. No total, já são 11 pódios em provas de longa distância. Sem contar que, antes, nenhuma brasileira tinha conquistado duas medalhas de ouro em mundiais de natação. 

Os próximos desafios da nadadora são o Pan-Americano de Lima, no Peru, que tem abertura agora, em 26 de julho, competição em que também nunca venceu. E a Olimpíada de Tóquio. 

Edição: Laís Melo