Paraná

Paraná

Deputada é multada por construção ilegal em patrimônio histórico em Curitiba

Maria Vitória rodeou o Palácio Garibaldi com estrutura de metal para sua festa de casamento

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Concluído em 1904, Palácio Garibaldi foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1988. / Divugalgação
Concluído em 1904, Palácio Garibaldi foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1988. / Divugalgação - Divulgação

A deputada estadual Maria Vitoria Borghetti Barros (PP) foi condenada a pagar uma multa pela instalação de uma fachada no Palácio Garibaldi, no Largo da Ordem, em Curitiba (PR), sem autorização prévia. A estrutura foi montada para a festa do seu casamento, que ocorre na sexta-feira (14).

Maria Vitória informou e solicitou a autorização da Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) apenas dez dias após o início da montagem. De acordo com a CPC, configura-se infração à Lei Estadual nº 1.211, de 16 de setembro de 1953, segundo a qual “sem prévia autorização da Divisão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes”. 

O Palácio Garibaldi teve sua construção concluída em 1904 e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1988. Maria Vitória envolveu a estrutura de metal, que não precisarão ser retiradas, embora a multa esteja mantida. O valor ainda não foi definido.


 

Edição: Carolina Goetten