Paraná

Rússia 2018

Fernandinho e Miranda levam o Paraná para a Copa do Mundo

Nascidos em Londrina e Paranavaí começaram nas categorias de base do PSTC e no Coritiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Seleção passa por testes físicos na Granja Comary. Na foto, Miranda e Thiago Silva.
Seleção passa por testes físicos na Granja Comary. Na foto, Miranda e Thiago Silva. - Lucas Figueiredo/CBF

Dos 23 convocados por Tite para a copa do mundo, dois nasceram no Paraná e deram os primeiros chutes em clubes do estado. O meia de campo Fernandinho nasceu em Londrina e começou a carreira aos 13 anos no PSTC, um clube da cidade. Em 2001, foi campeão pelo time do paranaense juvenil e da Taça Londrina Juvenil. Jogava como lateral direito, mas era artilheiro do time. 

Ainda em 2001 foi contratado pelo atlético paranaense e fez parte do elenco que ganhou o campeonato brasileiro daquele ano e o campeonato paranaense em 2001 e 2002.  Em 2005, Fernandinho foi vendido para o clube ucraniano Shakhtar Donetsk. E em 2013, foi para o Manchester City, onde é titular do time campeão inglês. O jogador estreou na seleção brasileira em 2011, durante um amistoso contra a Alemanha. E Fernandinho também jogou pelo Brasil na última copa do mundo, em 2014. Ele participou de cinco partidas, e fez um gol.

Já o zagueiro Miranda nasceu em Paranavaí, e jogou desde pequeno nas categorias de base do Coritiba. No time principal do time curitibano fez 89 partidas. Em 2005, foi negociado com o time francês Sochaux, onde ficou por apenas uma temporada. Depois jogou no São Paulo, no atlético de Madrid e está atualmente na Internazionale de Milão. 

Miranda estreou com a camisa verde e amarela em 2009, em uma partida conta o peru nas eliminatórias para a copa do mundo da África do Sul. O zagueiro vai disputar a primeira copa dele, mas é considerado um dos pilares da equipe de Tite.

Edição: Frédi Vasconcelos