Pernambuco

Qual é o bairro?

Afogados foi palco de momentos importantes da história recifense

O bairro recebe esse nome por conta dos recorrentes acidentes que aconteciam no furioso rio Cedros

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os primeiros registros do bairro de Afogados se referem ainda ao período da colonização de Pernambuco
Os primeiros registros do bairro de Afogados se referem ainda ao período da colonização de Pernambuco - Andréa Rêgo Barros / PCR

Os primeiros registros do bairro de Afogados, da zona oeste do Recife, se referem ainda ao período da colonização de Pernambuco, a partir de arquivos que documentam as vendas e doações das terras cobertas por mangues, correspondentes ao bairro durante o século XVI. O bairro recebe esse nome por conta dos recorrentes acidentes que aconteciam no furioso rio Cedros, um braço do rio Capibaribe, onde muitas pessoas, principalmente escravos negros, se afogaram ao tentar travessia durante a maré cheia.

Afogados já foi palco de importantes momentos e conflitos da história do Recife, como a invasão holandesa no século XVIII, as lutas da campanha constitucionalista no século XIX e combates da Intentona Comunista, no século passado, em 1935. É em Afogados que está localizada a paróquia de Nossa Senhora da Paz, considerada referência para a arquitetura pernambucana. Com o processo de crescimento e urbanização, Afogados se desenvolveu bastante, se tornando um bairro famoso por sua influencia comercial, com mercados e feiras livres, grande circulação de transporte público e acesso às linhas de metrô, além de escolas, hospital e postos de saúde.

Edição: Catarina de Angola