Rio de Janeiro

ARTE

Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas realiza programação no Rio

Multicidade traz espetáculos, performances, instalações, exposições e oficinas gratuitas em diversos locais da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Festival Multicidade acontece no Rio com produções artísticas femininas de diversos países nas artes cênicas até o dia 13 de novembro
Festival Multicidade acontece no Rio com produções artísticas femininas de diversos países nas artes cênicas até o dia 13 de novembro - Piti Tomé/ Divulgação

O Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas começa nesta sexta-feira (9) no Rio de Janeiro. Mulheres artistas vindas da Alemanha, Dinamarca, França, Reino Unido e, claro, do Brasil apresentam suas produções de excelência que abordam o fazer artístico e o posicionamento da mulher contemporânea. Ao contrário do que aconteceu na 1ª edição em 2015, quando o Festival ocupou durante oito dias as instalações do Espaço Tom Jobim, localizado no Parque Jardim Botânico, esse ano, o Multicidade acontece até o dia 13 de novembro em diversos pontos da cidade - são 27 atividades com programações espalhadas pelo Centro e na Zona Sul.

A dramaturga e cineasta brasileira, Eveline Costa destaca o recorte de gênero e o combate ao machismo como principal característica das apresentações. “As práticas artísticas compartilhadas trazem acolhimento e fortalecimento. A gente quer dar voz, luz e visibilidade, sair deste lugar da não pluralidade e mostrar o potencial realizador da mulher, reverberar nossas reflexões, falar sobre arte e realidade”, comenta Eveline que também é umas das curadoras do Multicidade.

A abertura do Festival acontece na área externa do Museu de Arte Moderna (MAM), com apresentação do espetáculo de teatro aéreo “Paper Dolls” vindo de Berlim, na Alemanha, com uma história de amizade e saudade. No dia 13, o encerramento será na Sala Cecília Meireles, na Lapa, centro do Rio, com o concerto teatral “Tout Moreau” do Voix Poliphonique da França.

Programação

Nos demais dias, a programação do Festival acontece no Teatro Ipanema, Teatro Poeira, Casa França-Brasil, Espaço Sequência, Casa 7, Universidade Candido Mendes e na Escola Nacional de Circo. "Poesia do Grito" das artistas italianas Paola Luna e Maria Pace é uma instalação permanente durante todo Festival na Casa de Cultura Laura Alvim, um grito em manifesto à violência contra a mulher e o estupro. Também vai acontecer uma oficina gratuita para mulheres acima de 60 anos, "[Des]velhecer" nos dias 10 a 13 de novembro. 

A programação completa com locais e atividades pagas e gratuitas, assim como informações e inscrições para participar das oficinas estão disponíveis no site www.multicidade.com.

Edição: Jaqueline Deister