Minas Gerais

7 de abril

De meditação a música: confira os atos Lula Livre em MG

Jornada denuncia prisão ilegal do ex-presidente, que já dura um ano

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Protestos acontecem em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Viçosa
Protestos acontecem em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Viçosa - Foto: Ricardo Stuckert

A Jornada Mundial Lula Livre promete balançar a cena política nesta semana. Organizações e apoiadores convocam os mais variados protestos para denunciar irregularidades na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, que faz um ano em 7 de abril. Confira a agenda de atos em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Viçosa.

Na capital mineira, os atos começam em 5 de abril. Na sexta (5), acontece no Armazém do Campo a Cantoria Lula Livre. Os cantadores e cantadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) apresentam canções produzidas ao longo de uma oficina de 10 dias. A cantoria começa às 19h30, na Avenida Augusto de Lima, 2136.

No sábado, 6 de abril, o Armazém do Campo novamente será #LulaLivre. A partir das 14h acontece uma confraternização de apoiadores da campanha Lula Livre, que se espalhou em comitês por todo o estado. “É a hora de encontrar nossos aliados, nos organizarmos e darmos mais intensidade à luta”, convida a descrição do evento, que também promete karaokê, música boa e gente de luta. A partir das 14h, na Avenida Augusto de Lima, 2136.

Às 9h de domingo (7), dia de um ano da prisão de Lula, o Coletivo Alvorada organiza um Coral de Mil Vozes, feito em vários momentos de 2018 com a música “Tu Vens”, também em campanha pela libertação de Lula. Além do Coral, a Praça Afonso Arinos será ocupada por mulheres que realizam o Amanhecer com Lula, pelo Coletivo Linhas do Horizonte, por dezenas de organizações sociais e apoiadores da campanha Lula Livre.

No dia 7 de abril, até mesmo a meditação quântica será usada para reforçar a campanha. A ideia é “mudar a correlação de forças no plano sutil”, para assim estimular a mudança da correlação de forças políticas no plano físico. A meditação guiada estimula uma visualização de Lula liberto e completa que “cada forma de militância tem o seu lugar e função”. No domingo, o encontro é às 20h, na avenida Álvares Cabral, 400.

E no dia 13 de abril, domingo seguinte, a Frente Brasil Popular Minas continua com a campanha e organiza o Festival Lula Livre. Das 10h às 20h acontecem oficinas e shows na Ocupação Pátria Livre, na Rua Pedro Lessa, 435. Mais de 3 mil pessoas já confirmaram interesse no evento.

Juiz de Fora e Viçosa

No interior, atos por Lula Livre também foram marcados. Em Juiz de Fora acontece o Festival Lula Livre, das 8h às 12h, na avenida Brasil. Em Viçosa, o PT organiza o Samba Lula Livre, às 19:13. “Se você apoia essa causa, traga sua bandeira, sua camiseta, sua máscara do Lula, sua indignação e vamos conversar ao som de uma boa música”, descreve o evento, que será no Bar do Marcelo, Rua Silva Pontes, 75.

Edição: Joana Tavares