Paraná

Resistência

Artigo | Nossos Direitos, nossos sonhos, nossa luta.

Estamos vivendo um presente de ataques às conquistas dos trabalhadores com a recusa dos fatos do passados

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
No decorrer da História a resistência e consciência dos trabalhadores foram e continuam sendo a única “arma” poderosa.
No decorrer da História a resistência e consciência dos trabalhadores foram e continuam sendo a única “arma” poderosa. - Giorgia Prates

Jornada de Trabalho de 8 horas, férias remuneradas de 30 dias, 13° salário, FGTS, aviso-prévio, direito à Greve, irredutibilidade salarial, licença-maternidade, faltas justificadas e seguro desemprego.

Todos esses direitos são avanços da classe trabalhadora, foram conquistados tendo como ferramentas a união e a luta. Muitos perderam a vida por acreditar e lutar por melhores condições de trabalho. O fizeram pensando em seus filhos e companheiros.

Estamos vivendo um presente de ataques às conquistas dos trabalhadores, e a tática usada é a de recusar os fatos do passado, desconstruindo assim a História e a luta dos trabalhadores. A recusa ao passado é uma característica dos governos autoritários.

Hoje eles atacam a unidade dos trabalhadores, elegeram o sindicato como inimigo pessoal do governo, alegando que essa instituição atrapalha o desenvolvimento do país.

Aprovaram a lei que flexibiliza as relações trabalhistas no Brasil, tirando o poder de negociação dos sindicatos e colocando o trabalhador diretamente para negociar com quem o emprega.

Os banqueiros, industriais, latifundiários e outros que detém uma grande parte da riqueza que nós trabalhadores produzimos estão unidos com os representantes  do atual “governo” para defender os seus interesses e, assim, atacar os trabalhadores e os representantes sindicais e sociais. Querem um trabalhador submisso e sem direitos.

Estamos vivendo um momento único. É necessário olhar para o trabalhador ao nosso lado e enxergar nele o nosso passado de luta e conquistas, ser solidário.

Querem nos dividir, roubar nossos direitos e apagar as nossas conquistas.

No decorrer da História a resistência e consciência dos trabalhadores foram e continuam sendo a única “arma” poderosa que nós possuímos para garantir nossos direitos e um futuro digno para os que estão por vir.  

*Silvano Mendes é cientista social e professor da rede estadual de ensino de São Paulo.

Edição: Laís Melo