CINEMA

Documentário sobre Olívio Dutra é disponibilizado gratuitamente na redes sociais

Longa-metragem conta a história política e a caminhada militante do sindicalista e ex-governador do Rio Grande do Sul

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS)

,
Filme resgata "os bons exemplos de políticos e gestões para um mundo mais humanizado", nas palavras do diretor Thiago Köche / Foto: Divulgação

O filme "O Galo Missioneiro - a trajetória de um militante", que conta a história de Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul, está disponível para ser assistido gratuitamente no YouTube e no Facebook. Feito de forma independente e militante, o documentário resgata "os bons exemplos de políticos e gestões para um mundo mais humanizado", nas palavras do diretor Thiago Köche.

Com 79 minutos de duração, o longa-metragem resgata a vida de Olívio, desde a convivência com a família na cidade natal, São Luiz Gonzaga, passando pela vinda do missioneiro para a capital gaúcha e sua luta sindical e política, que o levou a prefeito de Porto Alegre e a governador do estado. As filmagens iniciaram em junho de 2017 e duraram cerca de um ano.

Lançado em 2018 e exibido em diversos municípios gaúchos, o filme foi liberado na internet com cenas adicionais, mostrando o recente encontro entre Olívio e o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

Assista

Ficha Técnica:

Direção, edição e captações: Thiago Köche

Produção e roteiro: Mandato deputado Edegar Pretto, Sonia Rosler e Tina Wagner Griebeler

Animação e créditos: Lucas Argenta

Edição de som e mixagem: Humberto Schumacher Da Gama Junior

Caligrafia do título e desenho publicitário: Betina Cammardelli Köche

Músicas: Marcha Nupcial de Wagner (interpretada por Kevin MacLeod), Cena Beatnik de Nei Lisboa, Cruz Missioneira de Pedro Ortaça, A Luz do Amanhecer de Gelson Oliveira, Galo Missioneiro com voz e violão de Antônio Gringo e gaita de Ceceu Dorneles e Milonga para Mujica de Humberto Schumacher

Apoio: Casa de Cinema de Porto Alegre, Finish Produtora, Fetrafi-RS e SindBancários de Porto Alegre e Região

Edição: Marcelo Ferreira