Pernambuco

LITERATURA

Curta pernambucano premiado ganha adaptação em livro

“Em trânsito”, de Marcelo Pedroso, é lançado no Recife no próximo dia 4

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Curta explora deslumbramentos e decepções contra a então política desenvolvimentista que regia o Brasil
Curta explora deslumbramentos e decepções contra a então política desenvolvimentista que regia o Brasil - Divulgação

O curta-metragem Em Trânsito (2013) o vai virar livro. O lançamento da obra faz parte da comemoração pelos 15 anos do coletivo Vacatussa. Na ocasião, além de uma conversa com o autor, haverá uma mostra de filmes. O evento ocorre dia 4 de julho, de 19h as 21h30, no Castigliani Cafés Especiais (Estrada do Encanamento, 323, Parnamirim, Recife). A entrada é gratuita e o livro será vendido à R$ 20,00.
Os curtas exibidos serão os produzidos pelo projeto Vurto, criado em 2011 pelo próprio Marcelo Pedroso, junto Felipe Peres Calheiros. A ideia do Vurto era ser um laboratório para experimentações estéticas e ensaios políticos, em vídeos feitos para circular na internet. Também será exibido “Em Trânsito”, que foi lançado em 18 de outubro de 2013, durante o festival Janela Internacional de Cinema do Recife, o filme provocou um impacto imediato no público, que reagiu com risadas, espantos e aplausos às cenas do protagonista Elias Santos da Silva, em sua saga de deslumbramentos e decepções contra a então política desenvolvimentista que regia o Brasil na época.
A produção ganhou o prêmio de Melhor Curta Brasileiro do festival e outras duas distinções: o Prêmio da ABD/PE (Associação Brasileira de Documentaristas) e o Prêmio da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes). As exibições do filme em mais 15 festivais trouxeram mais quatro prêmios e duas menções honrosas, sendo exibido por todas as regiões do país e ainda Portugal.
Já no livro, a trajetória é recontada com a recuperação de um material que precedeu as gravações, na intenção de mostrar o processo de criação e suas sucessivas mudanças até se chegar ao resultado final. O leitor agora terá acesso aos bastidores da mente criativa de Marcelo Pedroso, com versões diferentes de roteiro, conceituações teóricas, desenhos e anotações que serviram de guias para as gravações. Além disso, a edição ainda traz informações sobre a equipe envolvida, dados técnicos e uma breve contextualização sobre a sua recepção, tanto do percurso traçado em mostras e festivais, como do olhar da crítica.

Edição: Monyse Ravenna