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Funcionários da Sercomtel têm plano antiprivatização

Além de tentar barrar na Justiça a entrega da empresa, grupo defende novo plano de negócios e de gestão

Brasil de Fato | Londrina (PR) |
A Sercomtel tem excelência na qualidade dos serviços
A Sercomtel tem excelência na qualidade dos serviços - Wagner de Alcântara Aragão

O grupo de funcionários contrários à privatização da Sercomtel, de Londrina (única companhia pública que opera telecomunicações no Brasil), atua em duas linhas de frente para barrar a venda da empresa. Uma, por meio de ação na Justiça. Outra, mostrando à sociedade proposta de novo plano de negócios e gestão.

No dia 17 de junho, um dos advogados que representa o grupo de funcionários, Danilo Men de Oliveira, ingressou com ação popular na Vara de Fazenda Pública de Londrina pedindo para tornar sem efeito a lei aprovada pela Câmara de Vereadores que autoriza a Prefeitura a vender suas ações da Sercomtel. A falta de avaliação sobre os bens e o valor da companhia é o argumento principal da ação.

Já a reformulação nos negócios e na gestão da Sercomtel, proposta pelo grupo, prevê foco em serviços de internet banda larga por fibra ótica e mudanças no estatuto, de modo a garantir uma gestão profissional da empresa (veja abaixo). Isso abriria caminhos para investimentos, recuperáveis em curto prazo e que garantiriam à Sercomtel sustentabilidade financeira para continuar sendo estratégica para o desenvolvimento do norte do Paraná, sublinha outro advogado do grupo, Carlos Griggio.

"A Sercomtel tem excelência na qualidade dos serviços. Precisa investir para manter essa qualidade, ter uma gestão mais profissional – cargos como o da presidência precisam ser ocupados por quem vive o setor das telecomunicações”, afirma Men de Oliveira.

Propostas para a Sercomtel

1. Novo modelo de negócios, focado em internet banda larga em fibra ótica, abrindo mão da telefonia fixa e móvel;

2. Ampliar leque de produtos de conectividade para consumidores residenciais, corporativos e o poder público, e expandir a carteira de clientes. Por exemplo: rede de wifi pela cidade para clientes; internet das coisas;

3. Ser provedora de empresas de tecnologia da informação;

4. Reformular estatuto da empresa, incluindo exigência de qualificações específicas para os cargos de gestão, como presidência e diretorias;

 

Edição: Pedro Carrano