Rio Grande do Sul

ADOTE UM ANIMAL

Em tempos de isolamento adoção animal é uma excelente alternativa

Grupo voluntário lança campanha de lares temporários para animais; experiências relatadas são gratificantes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Iniciativa incentiva adoção temporária, mas acolhimento pode se tornar permanente - Divulgação

Manter um vínculo afetivo com um animal pode despertar inúmeros sentimentos e emoções. Além disso, o convívio com pets trazer muitos benefícios e ser um importante aliado para combater a solidão, a ansiedade e até depressão.

Para a psicóloga Lutiana Mott, mestre em Envelhecimento Humano, o convívio diário com um animalzinho pode despertar sentimentos de acolhimento, segurança, compromisso e responsabilidade, sendo para uma criança, adulto ou idoso. Também é capaz de desviar a atenção de tensões do dia a dia, dando um novo ar à rotina diária, principalmente quando se está em confinamento e mais solitário, como é o caso da maioria das pessoas que cumpre o isolamento em virtude do coronavírus.

Atualmente, animais são usados até mesmo em tratamentos hospitalares e clínicas, já mostrado a sua eficácia científica em inúmeras pesquisas com melhora significativa dos pacientes.

A Campanha

Uma campanha que foi bem aceita nos Estados Unidos inspirou um grupo em Porto Alegre. Com isso, passaram a propiciar lares temporários para animais que precisam de um acolhimento e possuem muito amor para dar.

“Damos uma oportunidade de uma família aos animais e propiciamos uma experiência saudável à quem se voluntariar. É claro que se tem uma enorme expectativa que esses lares temporários se transformem em lares permanentes, mas se isso não for possível, buscaremos um novo lar e certos de que, pelo menos, foi uma tentativa”, afirma Lutiana.

A jornalista Denise Lermen, residente na cidade de Flores da Cunha, atua há cinco anos como voluntária da União Pela Vida Animal (Upeva) e afirma: “Fazer da minha casa um lar temporário foi, e continua sendo, uma experiência transformadora. Por afinidade, optei pelos gatos e acabei sendo reconhecida por isso. Na prática, tornou-se um grande exercício de ternura e acolhimento. Nem consigo dizer o quanto isso me faz melhor como ser humano”.

Para se voluntariar, faça contato

Telefones:

Lutiana Mott: (54) 99999-9910

Eneida: (51) 99302-2380

Marcia Guedes: (51) 99269-7113

Denise Lermen: (54) 98100-2864

Redes sociais:

Instagram: @GandhiPresente e @Cães_DonaMaria

Facebook:

Sítio da Eneida

 

 

Edição: Marcelo Ferreira