Rio Grande do Sul

Feminismo Popular

Movimento de Mulheres Camponesas lança curso sobre feminismo popular

Curso "Diálogos pedagógicos a partir do feminismo popular" terá dois encontros online mensais que seguirão disponíveis

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A atividade é uma realização do Coletivo de Formação do Movimento de Mulheres Camponesas - Reprodução

O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) iniciou o curso "Diálogos pedagógicos a partir do feminismo popular". Uma atividade de extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Rio Grande do Norte, o curso teve a inscrição de mais de 300 mulheres, em sua maioria, camponesas. São dois encontros mensais online, com formação e diálogos, que ficam disponibilizados para todo o público, na página do MMC no Facebook.

Para o MMC, trata-se de mais um momento muito importante na trajetória do Movimento, fortalecendo o tripé organização, formação e lutas na história das camponesas. O curso foi todo pensado a partir do Coletivo de Formação do MMC e possui, além dos encontros virtuais mensais, o chamado “tempo comunidade”, que indica e provoca as mulheres à leitura de textos, a ver vídeos e escrever sobre os temas.

Desde o início da pandemia da covid-19, com a política de cuidar de cada companheira e continuar os processos de organização, formação e lutas, o MMC tem se desafiado, com as camponesas de todas regiões, a ocupar espaços virtuais. As camponesas organizadas no MMC dizem:” Isoladas, mas NUNCA CALADAS!”

O próximo diálogo, com o tema "Capitalismo, patriarcado e racismo", ocorre no dia 27 de março, com a participação de Michela Calaça, militante e dirigente do MMC.

O diálogo inaugural foi com a socióloga Sabrina Fernandes e já está disponível. A atividade reuniu mais de 200 mulheres camponesas e urbanas, marcando o começo de uma caminhada de formação que vai até junho de 2022.

Confira:

 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira